Não Deixe o Seu Coração Errar o Caminho

 

“Ouve tu, filho meu, e sê sábio e dirige no caminho o teu coração” (Provérbios 23.19)

Antes que seus pés andem por um caminho, seu coração já terá andado por ele. Você viverá externamente o que já viveu em seu mundo interior.

Ações de amor às pessoas são precedidas por sentimentos de amor por elas. Vidas isoladas fisicamente são vividas por pessoas cujo coração interiormente se afasta de todos. Antes de você se unir a uma pessoa, seu coração já se uniu a ela. Da mesma forma, o abandono físico é sempre precedido pelo abandono interior.

Por esse motivo, olhar para o movimento do nosso coração é essencial. “Aplicai o vosso coração ao vosso caminho, diz o Senhor” (Ageu 1.5). É dele que precedem as saídas da vida. Nossos pensamentos precedem nossas ações. Pensar da forma certa é escrever antecipadamente nossa história. “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4.8)

É impossível que o nosso coração esteja cheio de frieza, rancor, desânimo, indiferença e as nossas atitudes sejam animadas, amorosas e intensas. Nosso coração tem que estar nos planos de Deus, nos caminhos de Deus. Então nossa vida estará em suas mãos e em seus caminhos.

Nossos pensamentos, sentimentos e desejos voam adiante de nós. Eles conduzirão nossas ações. Nossa história será sempre fruto das sementes dentro de nós. Vencemos por dentro, então vencemos por fora. Amamos primeiro por dentro e depois por fora.

Não deixe que seu coração erre o caminho. Freie os seus sentimentos ruins antes que eles se tornem ações ruins. Não permita que seus olhos andem por lugares não permitidos aos seus pés. Não cobice o que não pode possuir. Não pense em coisas que não é lícito fazer. Se arrependa da maldade de seu coração e não precisará se arrepender de suas más ações.

Se nosso coração não estiver no caminho, nossos pés também não estarão. Se nosso coração erra o caminhor, nossos passos também errarão.

Deixe uma resposta