Ponha Jesus Em Seu Natal

Por Eguinaldo Hélio

Não permita que nada e nem ninguém tome o lugar de Jesus em seu Natal. Do contrário, esta data não será mais do que uma data vazia e enganosa no calendário, uma festa falsa com um motivo falso, uma desculpa para a carne e seus desejos.

Não permita que presentes façam você esquecer que Jesus é a dádiva incomparável de Deus e que o brilho dos fogos não pode substituir Aquele que é a Luz do mundo. Que os sinos de Belém não tomem o lugar Daquele que saiu de Belém para governar o Universo à partir de seu trono ao lado do Pai e cujo som de sua voz tem poder para tirar os mortos dos seus túmulos.

Principalmente, jamais permita que a figura mística de Papai Noel ofusque por um segundo sequer a figura do Verbo que se fez carne e habitou entre nós, do qual vimos a glória, cheio de graça e verdade (João 1.14). Chega de gnomos e duendes, pólo norte, renas e trenós voadores. É errado misturar essa mitologia nórdica com as verdades eternas tanto quanto é enganoso desejar o bolo e os doces enquanto se ignora o Aniversariante.

Muitos natais têm acontecido na vida de muitos cristãos sem que o nome de Jesus tenha sequer sido mencionado. Podemos tolerar que o mundo tenha um Natal falso e enganoso, mas não podemos nos permitir um Natal falso e enganoso. Panetones e perus, doces e presentes, luzes e enfeites nada tem haver com o Natal. O Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos14.17).

O erro não é o fato de Constantino ter escolhido a data para celebrar o nascimento de Cristo. Erro seria os cristãos verdadeiros comemorarem esse dia e negligenciarem Jesus, enquanto elementos não cristãos ocupam o seu lugar.

Ponha Jesus em seu Natal. No centro dele, não em um canto como se fosse um apêndice, um complemento qualquer. Se a Igreja de Cristo não fizer isso, ninguém mais o fará. Se não começarmos a dizer ao mundo que o Natal comemora a entrada do Eterno no tempo, a encarnação do Verbo, o surgimento do prometido Messias de Israel. Qualquer coisa menor do que isso, não passa de lendas inúteis e festinhas vãs, tentando substituir o maior evento da história humana, ou melhor, da história do universo.

Quando Jesus nasceu, um plano eterno se concretizava. Não é justo que isso se transforme em uma festinha que o ignore. Pense nisso.

Deixe uma resposta