Pedras Rejeitadas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram isto nas Escrituras?“ ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’ (Mateus 21.42)

Ser rejeitado de algum modo, ou em algum momento da caminhada, faz parte de nossa existência. Pais que não assumiram, pretendentes que desistiram de nós, desprezo por parte de outros, falta de reconhecimento, de valorização, de estima. Não há como evitar. Isso vai acontecer. E cada pessoa será atingida com maior ou menor força por este fato. Mas isto não é o fim.

Muitos dos que foram um dia deixados de lado, tornaram-se as colunas principais. José, rejeitado pelos seus irmãos, tornou-se governador do Egito (Atos 7.9, 10). Moisés, desprezado pelo seu povo teve que fugir e viver no deserto, para depois tornar-se o seu libertador (Atos 7.27, 35). Davi, esquecido por sua família, foi ungido rei de Israel (1 Samuel 16) e menosprezado por seu irmão tornou-se o vencedor sobre Golias (1 Samuel 17.28, 50). Marcos foi desprezado por Paulo (Atos 15.37, 38) para depois ser reconhecido como de grande utilidade (2 Timóteo 4.11)

E que dizer de Jesus? Pedra rejeitada na verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa (1 Pedro 2.4).

Ser deixado de lado por algum tempo em nossa vida não é o fim da nossa história. Ser esquecido pelos homens não é o mesmo que ser esquecido por Deus. Rejeição humana não significa rejeição divina. Sentimentos pessoais de rejeição, não refletem a verdade. Pois Aquele que nos comprou com o sangue de seu próprio Filho e que nos amou por Sua graça, nos fez agradáveis a Si no amado (Efésios 1.6). Nele nossa aceitação é plena.

Não podemos permitir que as rejeições e o desprezo humano nos façam esquecer a aceitação divina. Não podemos deixar que pontos difíceis em nossa vida determinem o final de nossa história. É Deus quem a escreve, é Ele quem exalta aqueles que foram humilhados. Não para que se gloriem, mas para que reconheçam que Dele vem todas as coisas.

Não é do oriente nem do ocidente nem do deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta. (Salmo 75. 6, 7)

Deixe uma resposta