Maior Benção, Maior Temor

Por Eguinaldo Hélio de Souza

O temor do SENHOR ensina a sabedoria, a e a humildade antecede a honra (Provérbios 15.33)

O orgulho é uma armadilha sutil que gradativamente nos leva para longe dos trilhos divinos e nos faz confiar em nós mesmo ao invés de confiar no Senhor. O limite entre sentir-se realizado e sentir-se auto suficiente é muito tênue. Facilmente largamos a mão do Pai e arriscamos andar sozinhos. E isso acontece mais frequentemente na medida em que somos abençoados.

Dentro do nosso coração deve haver uma disposição constante para dizer como o apóstolo Paulo: “Não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15.10). Do contrário, corremos o sério risco das bênçãos se tornarem maldições, quando o fato de experimentarmos o favor de Deus nos levar à crença no nosso próprio mérito. Então, a vitória que veio do alto parece ser fruto de nosso esforço apenas. Os êxitos na pregação, no ensino, na liderança, no louvor, no nosso ministério enfim, são vistas como justos frutos de nosso empenho e da nossa capacidade.

E esquecemos que sem Ele nada podemos fazer (João 15.5). Esquecemos que somente Nele podemos todas as coisas (Filipenses 4.13). E começamos a caminhar descuidadamente como se nós servíssemos à nossa agenda e aos nossos compromissos e não ao Senhor. Nosso coração não se volta mais para o alto, não busca pelo fio que nos conecta a Ele. Passamos a acreditar que temos uma bateria eterna que funciona por si mesma. E isso nos desliga da dependência Dele. Aí vem a tragédia que Davi e Salomão bem conheceram.

As bênçãos de Deus em nossa vida devem produzir maior temor. Cada elogio, cada reconhecimento, cada honra recebida deve produzir em nossa alma uma gratidão sincera Àquele que nos dá todas as coisas. Sua graça é um fato, não uma mera impressão. Sua capacitação é o verdadeiro motivo de nossas vitórias, não importa o quanto os homens nos elogiem.

Diante da honra deve estar a nossa humildade. Diante de cada êxito deve estar o temor do Senhor e o reconhecimento de sua mão ajudadora e eficaz. É Ele quem humilha a quem se exalta e exalta a quem se humilha.

Deixe uma resposta