A Beleza da Palavra de Deus

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois  puseste a tua glória sobre os céus! Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés. (Salmo 8.1, 3, 4,6)

 

Davi poderia ter escrito de forma sóbria que a grandeza do universo mostra a grandeza da Divindade e também a pequenez do ser humano. Poderia ter dito que apesar disso ele tem o privilégio de cuidar da natureza criada. Seria uma verdade clara. Todavia, ele falou isso de forma poética, como música aos nossos ouvidos.

Há inúmeras razões pelas quais nós devemos ler as Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus. E uma delas é a sua beleza.

É impossível não se encantar, não se embevecer, não se sentir enlevado com certas passagens, tão ricas em metáforas, tão sonoras em suas colocações, tão profundas em seus pensamentos. Verdades que poderiam ter sido ditas de forma direta e fria foram escritas de forma poética e doce. Quem ama a beleza ama as Escrituras.

Jesus poderia simplesmente ter dito que é preciso que Deus não deixará faltar sequer roupas para nós. Ao invés disso ele falou:

E, quanto ao vestuário, porque andais preocupados? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (Mateus 6.28, 29).

E assim por diante, a beleza da Bíblia nos move e comove. Lembramos do poeta que pediu “Ajuda-me, ó Deus, a exprimir neste livro Tua Verdade envolta em Tua Beleza!”. A Bíblia é isso. As Verdades divinas envolvidas na Beleza divina. As realidades reveladas falando ao nosso coração com versos que encantam.

E mesmo onde as Escrituras não são belas, elas verdadeiras. Nem tudo é poético, mas tudo é real.

Obrigado Deus por nos ter dado palavras tão sublimes e através delas nos fazer conhecer verdades mais sublimes ainda. És Belo e és Formoso, és Verdadeiro e Fiel. Por isso Tua Palavra é bela, formosa, verdadeira e fiel.

Deixe uma resposta