Agradáveis Meditações do Coração

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Que as palavras da minha boca

e a meditação do meu coração

sejam agradáveis a ti,

SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador (Salmo 19.14)

 

Se deixarmos, nossos pensamentos irão onde não devem ir. Ou serão pensamentos vãos, que nada acrescentam, ou pior, serão pensamentos destrutivos, movidos por sentimentos destrutivos, que resultarão em ações destrutivas. Também nossos pensamentos precisam ser levados cativos à obediência de Cristo (2 Coríntios 10.5).

Não podemos deter o fluxo de nossos pensamentos. Pensamos, mesmo quando não queremos pensar. Eles são como um rio impetuoso que fluem da nossa mente quer gostemos ou não, queiramos ou não. Todavia, se não podemos impedir o rio de correr, podemos conduzir o seu fluxo. Podemos dar a ele um percurso bom e sadio. E a melhor forma de fazer isso é meditar nas coisas de Deus.

Ler a Palavra de Deus é apenas a primeira parte de um processo muito mais longo, que envolve pensar, e refletir, e deixar que ela faça parte de nossa maneira de ver as coisas. Quando a Palavra muda a nossa forma de ver as coisas, ela então pode mudar nossas atitudes, nossa forma de caminhar neste mundo. Deus disse a Josué que meditar na Sua Palavra seria o caminho que o levaria ao êxito (Josué 1.8). E o salmista nos exorta a abandonar as influências negativas ao nosso redor e a nos deixar influenciar pela Palavra de Deus, meditando nela (Salmo 1.1-3).

Sabe quando você ama uma pessoa e pensa nela o tempo todo? Quando um filho está longe, mas você o trás para perto com seus pensamentos? Assim deve fazer nossa mente, sempre trazer Deus e sua Palavra para perto de nós através de nossas meditações. Refletir no que lemos e no que experimentamos em nossa caminhada com o Senhor. Lembrar continuamente de Seu amor, Sua misericórdia, Sua sabedoria, Sua maravilhosa Palavra! “Oh! Quanto eu amo a Sua lei! É a minha meditação o dia todo!” (Salmo 119.97).

Não rumine pensamentos destrutivos. Não mastigue lembranças amargas. Não se contamine com ideias impuras. Pense na Palavra, medite em Deus e em sua Palavra, deixe-se influenciar por isso. Seja ela o leito por onde correrá os rios dos seus pensamentos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *