O Mistério da Oração

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Eclesiastes 11.1

A oração será sempre um mistério. Só ora e se preocupa em orar mais quem realmente crê no verdadeiro Deus e em sua Palavra. Só orar quem já recebeu respostas concretas aos seus clamores, mesmo que aparentemente muitos clamores tenham ficado sem resposta. Só ora quem quer mais de Deus, mesmo que o processo de crescimento às vezes seja tão lento que pareça não estar acontecendo nada. Pois só quem perseverou em oração, semeando clamor e lágrimas diante do trono, sabe que não é em vão.

O homem natural jamais vai compreender uma pessoa de olhos fechados, falando com grande sentimento e anseio a um Deus invisível que parece em silêncio. Ele jamais vai perceber que não são meras palavras lançadas ao vento. Há um diálogo, uma comunicação verdadeira e eficaz entre o crente e o Senhor do Universo. Um diálogo que não apenas muda aquele que ora, mas cria uma conexão real entre este mundo e o espiritual, com resultados grandes e concretos, que têm influenciado a história desde que o homem aprendeu a invocar o nome do Senhor.

Ninguém saberá jamais, pelo menos não nesta vida, os poderosos efeitos da oração. Aquele que ora, viu inúmeras respostas e desfrutou de incontáveis bênçãos. Todavia, boa parte do seu clamor produziu efeitos que ele desconhece. Outras vezes, devido a demora, ele não percebeu que bênçãos presentes resultaram de súplicas de um passado distante e esquecido.

Não posso dizer que tudo que foi chamado de oração foi verdadeiramente oração. Muita coisa é dita da boca para fora. Muitas preces são apenas palavras decoradas ou pronunciamentos vazios para preencher uma atividade religiosa. No entanto, as verdadeiras orações subiram até o trono do soberano nas alturas. E só a eternidade poderá revelar o papel essencial que a oração teve na vida dos homens e nos rumos da história.

Jamais entenderemos tudo sobre a oração. E ainda assim, somos convidados a orar sem cessar, a pedir sem nunca esmorecer, a bater até que a porta se abra. Pois Deus continua procurando pessoas “para se pôr no muro e fechar a brecha”. Seja você canal Dele nesta terra e instrumento para seus propósitos através da oração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *