Planejando na Crise

Por Eguinaldo Hélio de Souza

Sempre existem aquelas frases e expressões que nos marcaram e as carregaremos no coração por toda a vida. Elas nos trazem uma nova perspectiva e tornam-se lembradas em certos momentos, orientando nossas ações e conseqüentemente determinando nosso amanhã.

“Na crise, planeje, porque ela vai passar”

Na maioria das vezes somos como os apóstolos: achamos que cada tempestade é o fim. “Mestre, vamos morrer” disseram eles naquela ocasião (Lucas 8.24). Quando as nuvens estão escuras, geralmente perdemos a perspectiva e nos recusamos a levantar a cabeça para ver o amanhã. Deixamos que dores e angústias passageiras afoguem nossa esperança.

Não faça isso! Essa tempestade vai passar como as outras também passaram. Essa ferida vai sarar, vai cicatrizar. Por mais escura que seja a noite, o sol jamais deixou de brilhar pela manhã.

Não deixe para planejar somente depois que a chuva passar e a noite findar. Por mais difícil que seja esse momento no qual você está vivendo ele vai chegar ao fim. Esteja preparado para o amanhã! Não permita que as
lágrimas do agora o impeçam de enxergar as realizações do depois.

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; (Lamentações 3.21-25)

Quando Judá foi invadido pelos exércitos babilônicos e Jeremias se encontrava no calabouço, Deus mandou que ele comprasse um terreno. Por quê? Porque aquele momento de crise chegaria ao fim e o profeta não deveria deixar de olhar à frente. O futuro chegaria e seria diferente.

Se você está no centro de uma crise, continue planejando. E quando ela acabar esteja pronto para agir.

Em Deus você terá um amanhã. E não somente um amanhã. Você terá um depois de amanhã. Aliás, terá muitos “depois de amanhã”. “Na crise, planeje”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *