Passos Que Guiam Passos

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado. (Hebreus 12.13)

Mesmo sem perceber e mesmo sem querer, não abrindo a boca para dizer qualquer coisa, nós estamos ensinando. Os olhos de muitos estão sobre nós e pelos olhos também se aprende. A maneira como nós andamos vai determinar a forma como outros andarão. Nosso estilo de vida não acaba conosco. Na verdade, ele se multiplica através de nós. A verdade é que nós não apenas caminhamos, mas fazemos um caminho enquanto andamos.

Vivemos em mundo sem padrão onde todos clamam por padrões e onde todos buscam alguém para imitar, mesmo de forma inconsciente. Todos querem alguém que lhes ensine como andar com Deus. Mesmo que não digam isso, no fundo do coração, as pessoas buscam quem lhes ensine como caminhar no caminho da santidade, da fé, do amor, enfim, no caminho de Cristo sobre o qual nos fala a Bíblia.

Quando andamos com firmeza nos caminhos de Deus produzimos firmeza naqueles que estão ao nosso redor, sejam nossos filhos, cônjuges ou irmãos em Cristo. Quando vacilamos outros vacilam também e, muitas vezes, os que já vacilavam caem. Por isso é tão importante a forma como vivemos neste mundo a nossa vida com Deus.

De certa forma, nunca estamos sozinhos, nunca damos conta apenas de nós mesmos. Querendo ou não, estamos guiando outros com nossas vidas. Gostando ou não, há muitos que dependem da nossa maneira de viver. E não podemos reclamar, pois se estamos em pé pela fé foi porque fomos influenciados por homens e mulheres de Deus que marcharam confiantemente em Cristo e influenciaram nossas vidas.

Sua oração levará outros à oração. Se temor produzirá temor em outros. Sua dedicação levará mais pessoas a se dedicar a Cristo. Às vezes, de modo imperceptível, você estará influenciando vidas de uma maneira poderosa, mesmo sem pronunciar uma única palavra.

Essa verdade deve despertar temor em nosso coração. Não queremos ser responsáveis pela queda de ninguém. Queremos que nossa vida erga outras vidas, guie outros passos. Queremos ser inspiração e influência santa na vida de todos, mesmo daqueles que hoje tropeçam.

Você não chegará na glória sozinho. Será seguido por pessoas que viram a firmeza e a constância de seus passos e acompanharão você até o fim da jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *