Quando Deus se Torna um Meio e Não um Fim

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ele consultou o SENHOR, mas este não lhe respondeu nem por sonhos nem por Urim nem por profetas. Então Saul disse aos seus auxiliares: “Procurem uma mulher que invoca espíritos, para que eu a consulte”. (1 Samuel 28.6, 7)

O capítulo 28 de 1 Samuel narra o episódio no qual Saul, contrariando a ordem divina e seus próprios decretos, vai a procura de uma necromante para invocar a Samuel que havia morrido. Isso trouxe maldição e morte sobre sua vida (1 Crônicas 10.13).

Todavia, há algo mais sutil sobre a atitude de Saul que nem sempre é percebido e que deve nos trazer temor. Ele só procurou a ajuda da feiticeira quando não houve resposta divina, pois para ele, a vitória e o trono eram mais importantes do que o próprio Deus. Saul queria vitória. Deus queria obediência.

Temos que tomar cuidado para que o Senhor não se torne apenas um meio ao invés de ser a razão de tudo o que conquistamos. Fomos resgatados para servir a Ele, não para que Ele sirva a nós. Temos que servir a Deus e não nos servir Dele. Quando em nossos corações Deus se torna um meio e não um fim, nossas escolhas serão somente nossas escolhas e não os Seus propósitos.

A Bondade do Altíssimo não anula sua Soberania. Seu amor benevolente não o torna menos Senhor de nossas vidas. Ter vitória sem ter Deus não é nada comparado com ter Deus mesmo sem qualquer vitória. Somente Sua Presença torna nossos caminhos, caminhos de glória.

O silêncio de Deus, naquele momento, era Sua repreensão para Saul. E suas repreensões são “os caminhos da vida” (Provérbios 6.23). Mesmo o silêncio de Deus é mais valioso do que todas as vozes do mundo. Saul deveria ter permitido que esse silêncio produzisse em sua alma um arrependimento profundo. No entanto, produziu rebeldia ainda maior. É melhor chorar diante do silêncio DELE, do que dar ouvidos a qualquer outra voz.

Deus não é um simples meio para nossa vitória. Ele mesmo é nossa vitória. Qualquer triunfo que não nos leve a Ele, é na verdade um fracasso. Qualquer êxito que nos afaste Dele não passa de um grande engano. É melhor ser um aparente derrotado com Deus do que um aparente vencedor sem Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *