As Três Raízes

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

…mas a raiz dos justos não será removida (Provérbios 12.3).

… mas  a raiz dos justos  produz o seu fruto (Provérbios 12.12).

 

Há duas coisas que a raiz de uma árvore lhe garante: firmeza e frutos. Assim é com os justos. Aqueles que possuem profundas raízes não são abalados por qualquer vento e suas vidas não ficam infrutíferas.

Por isso temos que ter a certeza de estar enraizados nos solos corretos. O mais íntimo do nosso ser não pode permanecer aéreo, como que firmado no nada. Nosso coração tem que estar onde tem que estar. Só assim estaremos firmes, só assim seremos frutíferos.

Em primeiro lugar precisamos estar enraizados em Cristo. Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver Nele, enraizados e edificados Nele, firmados na fé… (Cl 2.6, 7). Isso significa estar preso a Ele e a nada  mais. Podemos admirar nossos líderes e ser edificados por outras pessoas, mas nossa firmeza está em Cristo. Podemos ser ajudados por muitos, mas nossa confiança permanece Nele, pois Dele vem nossa seiva, nossa vida, nossa força.

Em segundo lugar precisamos estar enraizados na Palavra. O mundo ao nosso redor oscila e treme, tudo muda o tempo tudo. Mas não a Palavra. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão, disse Jesus (Mt 24.35). Isso só acontece se insistirmos em ler e meditar nela dia e noite. Então seremos como árvores junto a ribeiro de águas, daremos fruto na estação certa e em tudo prosperaremos (Sl 1.2, 3).

Em terceiro lugar estaremos enraizados na Casa de Deus. Quem tem olhos espirituais sabe que a Igreja é muito mais do que uma organização. Ela é o Corpo de Cristo, formada por falhos remidos, mas que são instrumentos de Deus para firmar nosso coração nos Seus propósitos. É mais do que cultos, cânticos e programas. É o lugar onde a vida de Deus é comunicada a nós. Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano. Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios  do nosso Deus. (Sl 92.12, 13).

Tenha raízes profundas nos lugares certos. Só assim você será firme e frutífero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *