Atitudes no Dia Mal

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

… para que possais resistir  no dia mal… (Efésios 6.13)

 

Da mesma forma que há tempos de pastos verdejantes e águas tranqüilas, há tempos de sombra da morte. Não gostamos deles e nem os queremos, mas eles acontecem apesar disso. São fatos inevitáveis deste mundo decaído e ainda que inevitáveis não precisamos ser vencidos por eles. Podemos atravessá-los e chegar do outro lado. Para isto, precisamos das atitudes correta. Que fazer?

Primeiramente devemos estar preparados. O tempo de fortalecer-se no Senhor é agora e não quando a luta começar. O bom soldado não espera a guerra, prepara-se para ela. Quando ela inicia, ele já está pronto. Deus não está guardado em uma caixa de vidro onde lemos: “Quebre em caso de emergência”. Ele é o Senhor permanente de nossas vidas e buscá-lo sempre é a melhor forma de preparo para o dia mal.

Nesses momentos escuros também devemos nos lembrar de tudo o que Deus fez em nossas vidas. Até aqui nos ajudou o Senhor. Dificilmente este é nosso primeiro dia mal. Tempos ruins vieram e se foram. Deus nos susteve com seu braço forte e nos sustentará novamente.

Também precisamos saber que não estamos à deriva. Nossa alma tem âncora e pode firmar-se nas promessas de Deus. Aquele que nos chamou é fiel e cumprirá seus propósitos. Ele não mente. “sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos Nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, segura e firme…” (Hebreus 6.18, 19). Em alto mar, quando ondas gigantes balançam o navio, a âncora se firma no solo firme das profundezas e garante a segurança. Não podemos impedir o mar de se agitar, mas podemos lançar a âncora da nossa esperança Naquele que é a Rocha.

Por fim, temos que continuar caminhando. Podemos reduzir no dia mal, mas não podemos parar. Os amigos de Daniel andavam na fornalha (Daniel 3.25). E nós também precisamos levar a preciosa semente, “andando e chorando” (Salmo 126.6), pois o dia mal passará, o sol tornará a brilhar e então colheremos os frutos daqueles que não recuaram.

Nenhum dia mal é maior do que o nosso Deus bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *