Ferramentas Divinas de Transformação

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Provérbios 4.18)

 

Nenhum cristão já está pronto e acabado. Sua vida interior está em constante transformação. Todos somos vasos permanentemente nas mãos do Oleiro. Sua obra em nós é constante. Estamos sendo moldados, mudados e aperfeiçoados. Pelo menos este é o propósito de Deus para nós. Essa transformação é uma verdade que  permeia toda  a Bíblia (Jeremias 18.1-6; Provérbios 4.18; 2 Corintios 3.18; Romanos 12.2; Efésios 3.22-24; Colossenses 3.9,10).

Ele usa pelo menos três ferramentas nesse processo.

Deus usa seu Espírito. Há um outro Espírito em nosso espírito, um outro Ser habitando em nosso ser. E este é Deus em nós. Não é uma visita divina, é uma  habitação divina. Também não se trata de uma presença passiva, mas de Alguém que ativamente trabalha no mais profundo de nosso coração, onde homem algum pode chegar. Ele estará nos transformando, naquilo que planejou. Temos que nos moldar à “intenção do Espírito” cada dia mais (Rm 8.27)

Deus usa sua Palavra. Nossa mente está repleta de conceitos errados e noções pecaminosas. Ela precisa ser refeita. Nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus (Is 55.8,9) E para que a nossa mente se harmonize com a mente de Cristo em nós, precisamos encher nosso coração com a Palavra (Cl 3.16), mesmo que esta tenha que bater até destruir (Jr 23.29), perfurar até dividir alma e espírito (Hb 4.12).

Deus usa as circunstâncias. Davi disse que antes dele ser afligido ele andava errado. Desde então ele passou a guardar a Palavra do Senhor (Salmo 119.67). Nossas dores nos ensinam, nossas dores nos educam. Deus nos refina como se refina a prata, nos aperfeiçoa como quem purifica o ouro. Esse processo é doloroso, é desgastante, mas é transformador. Nem sempre é o desejo de Deus que as circunstâncias mudem. Muitas vezes, ele quer as circunstâncias nos mudem. O vaso terá que ser totalmente quebrado para que possa ser totalmente refeito.

Durante o processo nada compreendemos. Todavia, após o término do agir de Deus somos capazes de ver sua beleza e sua força em nossas vidas. Deus é o Deus de toda transformação.

Deixe uma resposta