Inércia Espiritual

Por Eguinaldo Hélio de Souza

Você sabe o que é inércia. Inércia é uma lei da física. Ela nos ensina que um corpo sempre vai continuar seu movimento, a menos que outra força venha a agir sobre ele. Quando jogamos uma bolinha no piso, ela vai continuar correndo, até que o atrito com o piso, a força da gravidade que puxa para baixo e o contato com o vento a faça parar. Para que ela ande de novo é preciso um novo impulso.

Nossa vida espiritual também está sujeita a essa lei da inércia. Quando aceitamos Jesus e nascemos de novo, recebemos um grande impulso de Deus para fazer a sua vontade e andar nos seus caminhos. Começamos a caminhar com alegria, com ânimo, cheio de esperança e fé. Parece que essa sensação nunca vai acabar.

Todavia, vivemos em um mundo imperfeito e nossa vida espiritual sofre constantes atritos. Sofremos oposição das forças espirituais malignas (Ef 6.12), sofremos oposição deste mundo contaminado pelo pecado (1 João 5.19), sofremos oposição da nossa própria natureza humana decaída (Gálatas 5.17). De repente sentimos dificuldades para continuar avançando.

Precisamos de um novo impulso para avançar. Na verdade, precisamos sempre de novos empurrões por parte de Deus. Pode ser o batismo com o Espírito Santo, pode ser uma Palavra específica em um culto, pode ser uma experiência com oração, pode ser alguma Palavra da Bíblia, um milagre de Deus ou uma nova porta que se abre. Então nos animamos e avançamos.

Todavia, somente as pessoas que se expõe a Deus e sua Palavra recebem novos impulsos. Somente aqueles que estão sempre em oração, lendo a Bíblia, participando dos cultos, recebem esse novo empurrão para irem adiante.

Sua vida não pode parar. Você não pode permitir que os atritos desta vida façam você perder o brilho e o fogo que Deus acendeu em sua vida. Exponha-se a Deus todos os dias. Esteja diante Dele sempre. Peça a ele constantemente que renove seu amor, sua fé, sua esperança. O pão de ontem não serve para hoje. A vitória de ontem já passou e Deus tem outras para você. Não se conforme com o esfriamento, o desânimo, a imobilidade espiritual. Deus deseja que você avance.

Diga ao meu povo que marche! (Êxodo 14.15). Levanta-te e anda! (Atos 3.6). Esforça-te e clama! (Gálatas 4.27)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *