Luzes Temporárias

Por Eguinaldo Hélio de Souza

João era a lâmpada que ardia e iluminava, e vós escolhestes alegrar-vos por algum tempo com a sua luz (João 5.35).

 Ter luz sempre é bom. É fácil caminhar quando temos luz, quando o caminho à nossa frente é claro e podemos ver tudo perfeitamente. Jesus disse, aquele que anda nas trevas não sabe para onde está indo (João 12.35).

As pessoas ao nosso redor caminham procurando luz para seus passos. Algumas acabam se apoiando em luzes enganosas, acreditando em mentiras, em ideologias humanas e nocivas que lhes dão uma falsa segurança. São cegos que guiam cegos para a mesma cova na qual em algum momento cairão. Então será tarde demais. Só Jesus é a luz verdadeira que ilumina todo homem que vem ao mundo (João 1.9)

No entanto, nós que encontramos a luz de Deus corremos o risco de trocar luzes eternas por luzes temporárias. Foi isto que o povo fez com João Batista. Ele tinha uma mensagem da parte de Deus e muitos acharam que sua mensagem era tudo o que eles precisavam. Não perceberam que João Batista era uma luz temporária que os direcionava para a luz eterna e permanente. E muitos não souberam discernir a diferença entre o que era transitório e o que era permanente.

Temos inúmeras luzes temporárias ao nosso redor. São bons pregadores, bons mestres, bons livros, boas mensagens, bons irmãos em Cristo. Tudo isso é maravilhoso. Só não podemos esquecer que são apenas luzes relativas e temporárias e não podem substituir as luzes absolutas e permanentes que Deus nos deu.

Nossa primeira Luz permanente é o próprio Jesus:

Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. (João 8.12)

Nossa segunda Luz permanente é a Palavra de Deus:

Assim, temos ainda mais firme a palavra dos profetas, e vocês farão bem se a ela prestarem atenção, como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça no coração de vocês. (2 Pedro 1.19).

Pessoas e palavras humanas passam. Jesus e Sua Palavra são eternos. Nossos corações só estarão firmes quando firmados na Rocha dos Séculos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *