Nem Toda Tristeza é Ruim

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Se aqui fosse o céu e se já estivéssemos na eternidade, então poderíamos dizer que a tristeza, a angústia e a aflição que batem à nossa porta seria definitivamente ruim. A eternidade é o lugar e o tempo em que todas as lágrimas serão enxugadas e todas as maldições banidas. Não haverá lugar para tais coisas.

Todavia, vivendo hoje em um mundo decaído, distorcido pelo pecado, temos que reconhecer que a tristeza se tornou necessária. Precisamos dela para caminhar bem neste mundo.

Primeiro temos a tristeza pelo pecado. Se nós não sentíssemos tristeza cada vez que desobedecêssemos a Deus, então nossa vida estaria repleta de coisas erradas e estaríamos trilhando o caminho para o inferno. A tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação e da salvação ninguém se arrepende. (2 Coríntios 7.10)

Temos também a tristeza que nos torna sábios, que nos ensina que jamais teremos neste mundo tudo o que precisamos. É aquela tristeza da qual fala o livro do Eclesiastes: A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração. O coração do sábio está na casa onde há luto, mas o do tolo, na casa da alegria. (Eclesiastes 7.3, 4)

Há ainda a tristeza que nos leva a Deus. Sim, constantemente as coisas da vida têm o poder de nos fazer esquecer a necessidade que temos de Deus continuamente. Então chega a aflição e isso muda. Na minha angústia clamei ao Senhor, é uma expressão freqüente no livro dos Salmos. A experiência dos salvos em toda a história é a experiência da dor que leva ao alto, que leva a Deus.

E por fim temos a tristeza que aperfeiçoa o nosso caminho. No Salmo 119.67 está escrito: Antes de ser afligido eu andava errado. Agora guardo a tua palavra. Nem sempre as exortações e conselhos terão o efeito desejado nas pessoas. Elas muitas vezes irão ignorar nossas advertências, por mais sábias e amorosas que sejam. Entretanto, quando os frutos amargos das ações erradas chegarem, então elas corrigirão seus passos.

Desse modo, nem toda tristeza será ruim. Um dia, todas elas se converterão em alegria eterna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *