Nem Tudo Vai Dar Certo

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Sei que esse é o tipo de mensagem que não gostamos. Preferimos que nos digam que tudo vai dar certo, que sempre vamos conseguir realizar tudo o que planejamos e que nossos objetivos serão plenamente alcançados. Queremos acreditar que nunca teremos problemas, embora lá no fundo saibamos que isso é impossível. Nem tudo vai dar certo.

Penso que o apóstolo Paulo tinha plena consciência disso. Ele escreveu para os irmãos da igreja em Tessalônica:

Quisemos visitá-los. Eu mesmo, Paulo, o quis, e não apenas uma vez, mas duas; Satanás, porém, nos impediu. (1 Tessalonissenses 2.18).

Penso que isso deve ser algo difícil de admitir, principalmente para um apóstolo. Dizer que fez um plano, mas foi impedido por Satanás de realiza-lo, pode parecer para alguns uma inadmissível confissão de fracasso. E foi um fracasso.

Entretanto, nem só de sucesso vive o homem. Muitas vezes fazemos planos que não dão certo, tomamos direção errada, realizamos uma escolha indevida. Nem sempre acertamos. E alguns ficam remoendo seus insucessos como se isso fosse o fim de suas vidas. Não é.

Não encontramos nas palavras do apóstolo nenhum tom de desânimo ou de lamentação. Simplesmente aconteceu. Ele não conseguiu realizar aquele intento. Foi impedido por Satanás! E daí? Ele poderia tentar de novo, e de novo, e de novo. Ele buscaria outra solução. E nesse processo de tentativas e erros ele estava crescendo no Senhor.

Nós sempre somos do Senhor. Quando erramos e quando acertamos, quando caímos e quando levantamos, quando vencemos e até quando fracassamos. Nem tudo vai dar certo. Também, nem tudo vai dar errado. E Deus sabe disso. É em meio a essas contradições desse nosso mundo imperfeito que Deus vai nos conduzindo até chegarmos ao alvo.

Apesar de nossas limitações, aquele que começou em nossa a boa obra, há de aperfeiçoá-la até o dia de Jesus Cristo (Filipenses 1.6)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *