O Deus Inevitável

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Portanto, assim te farei, ó Israel! E, porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. (Amós 4.12)

 

Uma pessoa pode buscar a Deus neste mundo e encontrá-lo. Pode servi-lo e amá-lo de todo coração. Ou pode rejeitá-la e negá-lo. Pode até mesmo dizer que Ele não existe. No entanto, em algum ponto de sua história, terá de encontrar-se com Ele e responder por seus atos. Deus é inevitável para todo ser humano. Nada e nem ninguém escapou ou escapará Dele.

Alguém pode dizer que Ele não existe. Pode escrever livros tentando provar suas afirmações. Pode até fazer palestras negando a realidade divina. Nada disso irá funcionar. Deus é real, aliás, é a Realidade última a quem cada um prestará contas. “Todas as coisas estão nuas e patentes diante Daquele com quem havemos de tratar” (Hebreus 4.13).

Não há esconderijos quando se trata de Deus. Não pensar Nele não faz com que Ele deixe de existir. Alguém pode fazer calar sua consciência, mas não pode calar o Senhor. Pode dopar-se e até esquecer quem é. Nem isso mudará em qualquer ponto quem Deus é. Terá que haver-se com Ele, agora, ou na eternidade. Alguns filósofos ensinaram que o homem foi quem criou Deus. Mesmo eles, um dia descobrirão para seu próprio terror que Ele é o Criador e nós meras criaturas. Nossa inteligência e criatividade não podem apagar Deus, por mais que queiramos.

“Sou eu apenas um Deus de perto”, pergunta o SENHOR, “e não também um Deus de longe? Poderá alguém esconder-se sem que eu o veja?”, pergunta o SENHOR. “Não sou eu aquele que enche os céus e a terra?” (Jeremias 23.23, 24)

Ninguém foge de Deus. Apenas tenta fugir. Essa tentativa não passa de tolice. Nenhuma ação, nenhuma palavra, nenhuma ideia pode apagar Deus. Alguém pode negar a existência do Sol ou se esconder dele no mais profundo da terra. No entanto, o Sol permanecerá, brilhante como sempre foi.

Mais cedo ou mais tarde todos terão de encontrá-Lo. Ele é inevitável. Por isso, a coisa mais sábia e sensata a fazer é render nossa vida a Ele completamente. Qualquer lugar longe Dele será sempre inseguro, pois o lugar mais seguro do universo é estar em Suas poderosas mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *