Os Coices de Jesurum

Por Eguinaldo Hélio de Souza

Engordando Jesurum, deu coices… (Deuteronômio 32.15)

Muitas pessoas vieram a Deus abatidas, aflitas, caídas, destruídas. E Ele as restabeleceu, abençoou, fortaleceu. Não passavam de ossos secos, por dentro e por fora. Com sua Palavra e com seu Espírito as levantou e fez suas vidas prosperarem.

Infelizmente, muitas dessas pessoas só se mantiveram humildes e apegadas às coisas de Deus enquanto no processo de restauração. Ao se virem fortes e abençoadas, perderam o temor, a simplicidade, virando as costas para Deus. Deixaram de orar, ler a Bíblia, ir à Igreja. Começaram a ver defeitos em tudo todos, menos em si mesmos. Passaram a dar coices.

Esse processo é muito comum. Quantas pessoas não foram para o seu empregador, lamentando sua situação, pedindo uma chance para demonstrar suas capacidades. Após algum tempo esqueceram a mão misericordiosa que as acolheu, passando a criticar tudo, maldizendo os que o ajudaram.

Sim a situação hoje está difícil, mas Deus vai transformá-la. E à medida que o tempo passar você experimentará o poder restaurador de Deus. Os tempos ruins ficarão para trás e tempos de alegria, paz e abundância virão. Somente não permita que suas bênçãos sejam motivo para a queda, que os tempos das vacas gordas o façam esquecer o que Deus fez. Lembre-se de sua advertência:

Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro, e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do SENHOR (…) Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. (Deut 8.12-18)

Se você “engordar”, não dê coices. Mantenha-se humilde. Essa será a sua vitória permanente. Se Ele o abençoa, temo-o mais, ame-o mais.

Deixe uma resposta