Você é Hipersensível?

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Algumas pessoas são grandemente prejudicadas em sua vida espiritual devido à sua hipersensibilidade. Sua alma é extremamente sensível. Qualquer palavra, qualquer gesto as abate. Ficam tristes apenas se alguém não lhes dá atenção. Interpretam qualquer atitude como uma rejeição a elas. Se ofendem com pouco.

Todos temos nosso grau de sensibilidade, faz parte da natureza humana. O problema é quando criamos um mundo de sofrimentos inexistentes, e achamos que todos estão contra nós ou nos desprezam. Então ficamos tristes e abatidos. Ao invés de nos concentrarmos naquilo que Deus quer fazer em nós, em como sermos bênçãos para os outros, nos concentramos em nós mesmos.

Os hipersensíveis não suportam a menor crítica. Tudo lhes ofende, tudo lhes magoa, tudo as desorienta.

Precisamos saber que em nossa caminhada seremos muitas vezes criticados, justa ou injustamente. Ninguém jamais teve aprovação plena, nem mesmo Jesus. Os hipersensíveis se desequilibram com qualquer palavra de reprovação, tropeçam em seu próprio ego, se magoam por nada e por isso tem dificuldade de trabalhar em equipe. Largam sua missão no meio porque seus sentimentos falam mais alto do que seu chamado. O hipersensível se sente sempre injustiçado, ofendido.

Há uma oração antiga, escrita por um cristão anônimo que reflete uma vida livre da hipersensibilidade, a qual vale à pena conhecer.

“Ó Jesus, manso e humilde de coração, ouve-me. Livra-me, Jesus do desejo de ser estimado, do desejo de ser amado, do desejo de ser exaltado, do desejo de ser honrado, do desejo de ser louvado, do desejo de ser preferido a outros, do desejo de ser consultado, do desejo de ser aprovado, do medo de ser humilhado, do medo de ser desprezado, do medo de ser repreendido, do medo de ser esquecido, do medo de ser ridicularizado, do medo de ser prejudicado, do medo de ser alvo de suspeitas. E, Jesus, concede-me a graça de desejar que outros possam ser mais amados que eu, que outros possam ser mais estimados que eu, que na opinião do mundo outros possam crescer e eu diminuir, que outros possam ser escolhidos e eu posto de parte, que outros possam ser louvado se eu passe despercebido, que outros possam ser preferidos a mim em tudo, que outros possam tornar-se mais santos do que eu, contanto que eu me torne tão santo quanto devo ser.”

Que Deus nos dê coragem de fazer essa oração.

Deixe uma resposta