Decida Ser Alegre

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa (1 João 1.4)

É verdade que muitas tristezas da vida são inevitáveis. Algumas são até necessárias. De fato, é impossível não se entristecer com a perda dos que amamos ou com a dor dos que estimamos. E é importante sentir aflição por nossos pecados ou pelo pecado à nossa volta. Todavia, uma coisa é experimentar a tristeza, outra coisa é viver nela.

Deus quer que sejamos alegres. Não com uma alegria humana, sustentada por palavras engraçadas e comédias de televisão. Ele nos quer alegres com a alegria DELE, alegria que brota de Sua Vida em nós, alegria que não dependa de situações perfeitas, mas de sua perfeita obra em nós.

A alegria é fruto do Seu Espírito em nós (Gálatas 5.22). Não depende do que está acontecendo fora de nós, mas de Quem está habitando dentro de nós. Não é resultado do esforço de nós nos alegrarmos a nós mesmos. É o fruto inevitável da presença divina em nós.

A Palavra ordena que nos regozijemos no Senhor (Filipenses 4.4). Muitas vezes ser e estar alegres é uma questão de escolha, de mudar nossa atitude interior. Permitimos que a tristeza nos invada e domine, mesmo quando não há motivos para estar tristes. Deixamos coisas banais e insignificantes roubar a alegria que temos no Senhor.

Além do mais, a alegria do Senhor é nossa força (Neemias 8.10). Estar alegre NELE é estar forte com ELE. Se há tempo para chorar, também há tempo para rir (Eclesiastes 3.4) com a graça derramada sobre nossas vidas.

E por fim, podemos sempre nos alegrar na esperança (Romanos 12.12). Se não podemos nos alegrar com tudo no presente, podemos nos alegrar com tudo do futuro. Ele nos salvou e estamos rumando para uma eterna alegria com ELE. A consciência de que Ele nos salvou e está nos conduzindo para a eternidade deve ser fonte de alegria perene.

Está na hora de fechar a porta da sua mente e do seu coração para as tristezas indevidas que querem sufocar o brilho das coisas grandiosas que você tem em Cristo. Está na hora de aprenderem a deixar que a alegria do Senhor, do Seu Espírito e das suas promessas floresça e frutifique dentro de você. Pois você é DELE EM CRISTO JESUS.

Deixe uma resposta