Vencendo os Eliabes

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: “Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha”. (2 Samuel 17.28-30)

Antes de vencer Golias, Davi teve de vencer um inimigo mais sutil – seu irmão Eliabe. Ele jamais teria chegado até o gigante para lutar, se não tivesse superado a atitude de sei irmão mais velho. Muitos de nós não estamos preparados para pequenas oposições, como pois venceremos as grandes? “Se você correu com homens e eles o cansaram, como poderá competir com cavalos? Se você tropeça em terreno seguro, o que fará nos matagais junto ao Jordão?” (Jr 12.5)

Eliabe desprezava Davi – Afinal, não era ele o irmão mais novo? Não fora esquecido na reunião de família com Samuel? Não era apenas pastor de umas “poucas ovelhas”? Muitas pessoas foram desprezadas, até mesmo abandonadas, por seus cônjuges, filhos, pais, amigos. E adquiriram um sentimento de rejeição que os fazem recuar ao menor sinal de nova rejeição. Assim, muitas jovens deixadas por namorados ou noivos, tem medo de uma nova tentativa. É melhor morrer tentando a viver desistindo.

Eliabe disse palavras ferinas a Davi – Eliabe disse que Davi era convencido e tinha um coração mau. E quantas vezes desistimos de lutar e ficamos remoendo palavras duras que ouvimos. Quando pensamos em avançar vem a lembrança de acusações injustas que recebemos. Mas se queremos ir em frente, não podemos nos deixar abater pelas palavras de nenhum Eliabe. Não faça depender a tua paz da boca dos homens.

Eliabe tinha inveja de Davi – Apesar de ser o menor, Davi foi escolhido no lugar dele. Era difícil aceitar aquilo. Nem sempre as pessoas vão aceitar as bênçãos de Deus sobre nós. Vão achar que essas bênçãos deviam ser delas. Ainda não aprenderam que não depende de quem quer ou do que corre, mas de Deus que se compadece (Romanos 9.16)

Davi teve as atitudes certas diante desse quadro. Primeiro, não perdeu seu tempo discutindo ou tentando convencer seu irmão. Foi em frente. Segundo, foi procurar o rei. Quem determina sua vida não são os Eliabes, mas o Rei Jesus. E então ele enfrentou o gigante.

Não perca seu tempo. Prossiga para os desafios maiores. Desprezos, acusações e invejas podem até ser analisadas, para que possamos porventura corrigir falhas em nossa vida. Mas jamais devem nos impedir de ir avante. Quem não vence Eliabe, não está apto para vencer Golias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *