Ele Tinha Tudo Para Desistir

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres seus filhos e suas filhas tinham sido levados como prisioneiros. Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças. (1 Samuel 30.3, 4)

Ele tinha tudo para desistir. Havia perdido o seu prestígio diante do povo de Israel. O rei a quem ele ajudou em diversas ocasiões estava tentando matá-lo sem que ele houvesse cometido qualquer delito. Sua casa tinha sido uma caverna e sua cidade o deserto. Seus companheiros eram homens endividados e amargurados de espírito. Teve que ir morar no meio dos seus inimigos, os filisteus, para poder sobreviver.

Quando tudo parecia melhor, os inimigos vieram e atacaram a cidade onde ele e seus companheiros estavam morando. Queimaram tudo e roubaram todos os seus pertences. Sequestraram suas mulheres e seus filhos. Não deixaram nada.

Além de tudo isso, seus próprios amigos o acusaram, culpando-o pelo que lhes aconteceu, embora ele mesmo tivesse sofrido os mesmos infortúnios. Falaram em apedrejá-lo. Ele chegou assim ao ponto mais baixo de sua situação deplorável.

Em condições semelhantes ou até menos catastróficas muitos abandonaram a Deus, perderam a fé, desistiram de lutar. Entregaram-se a auto-comiseração, acusaram a Deus e aos outros pelas suas tristezas, deixaram-se arrastar para a morte. Em momentos como esse, alguns perderam toda a esperança e declararam não haver mais solução.

Todavia, essa não foi a atitude de Davi. Sobre esse momento lemos: Mas Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus. (1 Sm 30.6). Ele foi Naquele que é a Fonte de toda força e ânimo, ele foi até o Senhor e foi fortalecido. Fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes… (Ef 6.10,11). Dali a pouco ele já chamou ao sumo sacerdote e pediu direção a Deus.

Dentro de poucos instantes, Davi já estava em pé, marchando, decidido a recuperar tudo aquilo que o inimigo havia levado embora. No caminho, Deus preparou a ajuda necessária para sua vitória. E a vitória foi completa. Assim Davi recobrou tudo o que os amalequitas haviam tomado… não lhes faltou coisa alguma, nem pequena, nem grande… (1 Sm 30.18, 19).

É em Deus e no seu poder que nossa história muda. As negras páginas que o inimigo tenta escrever são substituídas por aquilo que Deus deseja para nossas vidas. É fato que muitas vezes temos muitos motivos para desanimar e desistir. Sempre, porém temos um motivo para nos levantarmos e continuar adiante. E esse motivo é Deus. Essa força é Ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *