Deus Está no Seu Hoje

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

 

 

“… porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo…” (Mateus 6.34)

Devemos ter esperança, mas não podemos viver na casa do amanhã. O futuro tem promessas de Deus para nós, promessas grandiosas e em muitos momentos somente a nossa esperança nelas nos fará caminhar. Entretanto, não podemos permitir que este amanhã mate o nosso hoje. O Deus do amanhã é também o Deus do hoje, do agora. Ele não agirá de modo especial algum dia na minha vida. Ele está agindo agora. Ele está aqui.

Nossos corações têm dificuldade de viver o hoje e de entender que o presente é a bigorna onde se forja o futuro. Corremos o sério risco de viver tão ansiosos com aquilo que virá, que chegamos ao ponto de desprezar completamente aquilo que está. O anseio pela nossa Canaã não pode nos cegar a ponto de não enxergarmos a glória de Deus presente em nosso deserto.

O amor de Deus por mim não será manifesto quando Ele trouxer seu livramento pleno, quando Ele abrir a porta que está fechada ou responder a oração que foi feita. O amor de Deus já está presente, pois me trouxe até aqui. Esperar o que Deus vai fazer não significa ignorar o que Ele já fez e está fazendo agora.

As bênçãos de amanhã são para amanhã, mas as de hoje são para hoje. Receba-as, desfrute-as, aproveite-as e glorifique a Deus por elas. Este é o dia que fez o Senhor. Regozijemo-nos e alegremo-nos nele (Salmo 118.24).

Como escreveu Blaise Pascal: “Nunca o presente é meta… o futuro só é a nossa meta. Assim, nunca vivemos, mas esperamos viver; e assim é inevitável que nós, prontos sempre a sermos felizes, nunca somos” (Pensamentos, nº 172).

O tempo entre a promessa e o seu cumprimento também é tempo de Deus. Amanhã chegaremos à terra que mana leite e mel. Hoje, temos o seu maná, sua água saída da rocha, sua coluna de fogo e sua nuvem de glória. Hoje temos Deus, sua graça, sua presença, suas mãos moldando nossas vidas. Não precisamos viver na casa do amanhã. Ele habita conosco na casa do hoje. Não precisamos esperar o futuro para sermos felizes com Ele. Ele nos dá alegria agora e sempre.

Sim, esperar pelo amanhã de Deus é bom. Deixar de viver o hoje de Deus por causa disso é muito ruim. Ele nos chamou para andar com Ele, de graça em graça, de glória em glória, até chegarmos na sua plenitude.

Não esqueça. Jesus não é só o nosso destino. Ele é o Caminho. Estar Nele hoje já é maravilhoso.

Deixe uma resposta