Tempo de Espera, Tempo de Crescimento

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Mas a Palavra de Deus não está presa (2 Timóteo 2.9)

Muitas das verdades mais belas escritas pelo apóstolo Paulo e que têm influenciado bilhões de pessoas ao redor do mundo e ao longo da história, foram escritas em uma prisão. Enquanto ele esperava o julgamento, seu tempo foi usado para canalizar a mensagem eterna do Deus eterno.

Claro que ele esperava ser solto. Claro que não desejava estar naquela condição para sempre. Ele ansiava sair dali como qualquer pessoa desejaria. O longo tempo provavelmente produziu ansiedade no coração dele. Não havia crime nele e seu temperamento ativo o impelia para fora, para o mundo, para a sua missão. E ainda assim, seu tempo ali foi imensamente frutífero.

Estamos aguardando o fim de uma situação. Estamos aguardando a chegada de uma promessa. Estamos aguardando a alteração de uma circunstância. Não sabemos quando isso acontecerá, se em breve ou se ainda irá demorar. No entanto, Deus não está me esperando no fim do túnel. Ele está comigo dentro dele.

Nós podemos frutificar agora, na circunstância em que estamos. Ele tem uma vontade para mim agora e uma vontade boa, agradável e perfeita. Há coisas que posso fazer agora sob a direção Dele. Há decisões que posso tomar e que trará glória para Ele. Cada segundo é precioso e pertence a Ele. Este momento de espera também é Dele.

Não preciso esperar que tudo mude e que os anseios do meu coração se cumpram para ser frutífero. Não é só quando as circunstâncias mudam que Deus será Deus em minha vida. Ele já é agora. Sua graça está sobre mim. Sua unção se faz presente. Tudo o que eu preciso para ser frutífero está Nele.

A situação mudará quando chegar a hora. A luz de suas promessas brilhará como o sol do meio-dia quando o Seu meio-dia chegar. Mas Dele é tanto o sol quanto a sombra, o dia quanto a noite, o momento da semeadura quanto o da colheita. Suas misericórdias são novas cada manhã, não cada ano.

O Deus de José o esperava no trono do Egito. No entanto, caminhou com ele desde a cisterna vazia em Siquém, passando pela casa de Potifar e as masmorras do Egito. Cada estação foi tempo de aprendizado, de crescimento, de frutificação. Há uma plenitude futura, assim como há uma plenitude presente agora. Deus não será. Ele é.

O tempo que você está vivendo agora, também é tempo de crescimento e frutificação.

Deixe uma resposta