A verdade Bíblica da encarnação do Verbo me apaixona. Pensar que Deus, o Deus Eterno, se fez homem como todos os homem por amor a mim, faz com que o temor e a reverência me invadam. Nossa mente jamais será capaz de compreender tal profundidade. Sim, o amor de Cristo vai além de todo entendimento (Efésios 3.19). Nossa finitude se amedronta diante do infinito.
Por isso anotei alguns textos de autores de origem e épocas diferentes que procuraram expressar a grandeza desse acontecimento – a entrada de Deus no tempo e no espaço, enfim, na história.
JESUS… Ele podia segurar o Universo na palma da mão, mas abdicou disso para flutuar no ventre de uma virgem. (Max Lucado)
“… o próprio Deus, a segunda pessoa de uma igual e consubstancial trindade, foi manifestado na carne; sua eterna duração foi marcada pelos dias, e meses, e anos da existência humana; o Altíssimo tinha sido ofendido e crucificado; Sua impassível essência tinha sentido a dor e a angústia; sua onisciência não foi isenta da ignorância; e a Fonte da vida e da imortalidade expirou sobre o Monte Calvário” (Edward Gibbon, Declínio e Queda do Império Romano, Capítulo XL – tradução livre)
“Nascera Cristo mil vezes em Belém; se em ti não nasce, estás perdido eternamente” (Mestre Eckhart)
“Não podíamos seguir o homem que tínhamos sob os olhos e era-nos necessário imitar a Deus, que para nós era invisível; a fim, pois, de dar ao homem um exemplo e um exemplo visível, Deus fez-se homem” (Agostinho de Hipona)
“Ninguém jamais viu a Deus, no máximo fora um vislumbre. Foi então que essa Expressão única de Deus, que existe no próprio coração do Pai, se revelou, com a clareza do dia” (João, o apóstolo – Paráfrase bíblica A Mensagem do Evangelho de João 1.18)
“A Palavra da Vida se manifestou bem diante de nós. Somos testemunhas oculares! Agora sem floreios, contamos tudo a vocês. O que testemunhamos foi simplesmente incrível: a infinita Vida do próprio Deus tomou forma diante de nós” (João, o apóstolo – Paráfrase bíblica A Mensagem da 1ª Epístola de João 1.2)
“O que é o Logos (Verbo)? É uma palavra grega de sentido incrivelmente rico. Eis alguns dos sentidos: o logos representa a Palavra de Deus, a revelação de Deus, a fala de Deus, a sabedoria de Deus, a mente de Deus, a verdade de Deus, a razão de Deus, a filosofia de Deus. Jesus é a filosofia de Deus” (Peter Kreeft)