“Tudo quanto tem fôlego, louve ao Senhor” (Salmo 150.6)
Louvor, adoração, cântico. Palavras sempre presentes nas Escrituras. Dentre os motivos pelos quais nos aproximamos de Deus este é o mais puro. Quando nos aproximamos para adorá-lo, não estamos pedindo nada nem para nós nem para ninguém. Estamos apenas exaltando a Deus por aquilo que ele é, fez e faz. Um dia, não haverá mais necessidade de fé, pois veremos as coisas como são. Não haverá necessidade de dons espirituais para edificar esta fé. Nem profecias, nem revelações, nem curas. Não será preciso pregar a Palavra. Não precisaremos nem mesmo orar ou pedir, pois teremos tudo. Então, neste tempo e por toda a eternidade, a adoração e o louvor a Deus será nosso único objetivo e deleite.
Para que a adoração aconteça, precisamos de três elementos.
O adorador. É a pessoa que executa o ato de adorar, seja ele verbal ou não, musical ou não. Na maioria das vezes somos conduzidos por um ministro de música, que acaba ganhando mais destaque do que o merecido.
A adoração. É aquilo que estamos oferecendo, expressando. Uma música, um gesto, palavras, expressões. Também aqui nossa preocupação com o ritmo, a melodia e a letra eclipsa o elemento primordial
O Adorado. Sim, o Adorado é o principal elemento da adoração. Não é difícil que de repente estamos cantando para nós mesmos. Nosso louvor se dirige mais aos ouvidos terrenos que ao Coração Celestial.
Mas Deus é a razão da adoração. Se não focarmos Nele, se não for Ele a razão consciente de tudo, então temos tudo, menos adoração.
É fácil desviarmos o foco de Deus e o colocarmos em quem canta e no que se canta. Valorizarmos o músico e a música e esquecermos que a razão de tudo é o Deus Todo-Poderoso. O canto e o cantor não têm qualquer valor, se Aquele para quem tudo é feito não se agradar, não receber nosso louvor e adoração. É provável que muitas vezes aquilo que nos agradou não tenha agradado a Ele. E então, não importa quanto pareça bonito, não tem nenhuma utilidade.
Deus é a origem, é a sustentação e é o destino de tudo o que envolve músicos, cantores, instrumentos, letras, melodias, canções e entoações diversas. Muitos podem cantar belas canções muitas vezes. Tocar o coração do Adorado, talvez não seja tão fácil assim.