“… e só o SENHOR será exaltado naquele dia” (Isaías 2.11)
Naquele dia todas as nossas perguntas terão suas respostas e todos os nossos anseios encontrarão alívio. Nossas dores chegarão ao fim e as milenares promessas terão em nós o seu sim. Toda lágrima será enxugada e toda maldição será anulada. As trevas serão para sempre e completamente dissipadas pela luz, o mal já não será e Deus será tudo em todos.
Naquele dia todas as promessas serão cumpridas, revelando a cada um de nós o quanto valeu a pena crer, esperar e sofrer. O futuro justificará nosso presente e dará a ele um valor que não conseguimos ver agora. Lamentaremos não ter feito mais para Ele, não ter dado mais a Ele, não ter sido melhores Nele. Veremos quão pequenas foram as nossas expectativas diante da realidade revelada. Todas as nossas maiores bênçãos serão como nada diante do Abençoador.
Naquele dia o mundo saberá que há um só Deus, Soberano e Senhor sobre todas as coisas. Verão com tristeza que nenhumas de Suas advertências eram palavras em vão. Saberão que tudo o que sabem são ignorância e escuridão diante Daquele que habita na luz inacessível. Reconhecerão que suas negações não puderam anulá-Lo e que todas as suas fugas não puderam escondê-los dos olhos Daquele para quem todas as coisas estão nuas e palpáveis (Hebreus 4.13).
“Então se verá outra vez a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não serve a Deus” (Malaquias)
Naquele dia todo o mal será punido e todo bem será recompensado. Não haverá espaço para relativismos e nenhuma filosofia humana estará confortável. Só a verdade Deus triunfará. Sábios se perceberão tolos e muitos tidos por tolos verão quão real é o fato de que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
Naquele dia, a glória de Deus e de Seu Filho resplandecerá para sempre como o brilho de todas as estrelas juntas. A realidade da Sua presença, suplantará todas as realidades e o conhecimento da Divindade será percepção permanente. Toda oposição a Ele, toda resistência a Ele será quebrada para sempre e a morte será morta. Só o Senhor será exaltado naquele dia e Deus será tudo em todos (1 Coríntios 15.28)