Cuida de Ti Mesmo

Tem cuidado de ti mesmo e do ensino (1 Timóteo 4.16)

Não poderemos cuidar de outros se não estivermos bem. Não poderemos edificar sem estar edificados. Não poderemos levantar outros se estivermos caídos. Só poderemos compartilhar o que primeiro recebemos. Só os supridos poderão suprir os que precisam. “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos” (2 Coríntios 13.5). Não levarei ninguém muito longe com um veículo sem combustível.

É egoísmo ter e não compartilhar. É tolice não ter e oferecer. Primeiro vem o “te abençoarei”. Depois vem o “tu serás uma bênção” (Gênesis 12.2). Não fomos chamados para reter o que nos foi dado. Da mesma forma, não fomos ordenados a tentar dar o que não temos. Somente os fortes fortalecerão a outros. E nós não somos a fonte. Ele é a Fonte. Nós não somos mais do que canais e permaneceremos vazios se não estivermos conectados Nele.

Procura tempo oportuno para cuidar de ti e relembra detalhadamente os benefícios de Deus. Se te abstiveres de conversações supérfluas e passeios ociosos, como também de ouvir novidades e boatos, acharás tempo suficiente e adequando para te entregares às santas meditações (Tomas de Kempis).

É nossa obrigação amar o nosso próximo. Todavia, temos que fazer isso da mesma forma como amamos a nós mesmos. Não poderemos amar o outro adequadamente, se não amarmos a nós mesmos adequadamente. Viver para servir ao outro não é a mesma coisa que deixar de viver para servir ao outro.

Sem conteúdo jamais poderemos ajudar vidas vazias. “Enche teu vaso de azeite e vem…” (1 Samuel 16.1). Se doentes, não curaremos. Se perdidos, como indicaremos o caminho? Se as bênção divinas pararem em nós para que servem elas? Mas se elas não chegarem a nós, que daremos aos outros? Basta cinco pães e dois peixes. Todavia, sem eles, sobre o que o Senhor dará sua bênção? Basta-nos um pouco de azeite. Entretanto, sem este pouco, as vasilhas vazias permanecerão vazias.

Só terei em mim à medida que me suprir Dele. O amor, a sabedoria e a força que eu darei a outros só poderá vir de Suas mãos. Preciso estender minhas mãos ao alto, antes de estendê-las ao próximo.

Deixe uma resposta