E sucedeu que, ao fim de dez dias, veio a palavra do SENHOR a Jeremias. (Jeremias 42.7)
Temos sempre muita pressa. Principalmente quando se trata do agir de Deus. Há enorme ansiedade em nosso coração para que as coisas se resolvam do modo como achamos que devem ser resolvidas. Para o nosso coração inquieto Deus sempre está demorando.
Essa inquietação se manifesta fortemente quando se trata de conhecermos a vontade de Deus. Mal fizemos a pergunta e já queremos a resposta. Não somos prontos em obedecer, e, no entanto, exigimos um Deus pronto em responder. Alguns vão mais longe. Justificam sua precipitação, alegando a demoradivina.
Precisamos aprender que não importa quanto tempo demore a resposta, ela vem. Precisamos aprender que não importa quanto tempo demore a resposta, precisamos dela. Se a queremos, temos de pagar seu preço e este muitas vezes é a paciência. Jeremias, profeta experimentado nas coisas de Deus, que por muitas vezes recebera sua palavra e direção, precisou esperar dez dias. Ele foi um gigante espiritual e mesmo assim teve que aguardar até que ela chegasse. Geralmente queremos uma direção divina, desde que não nos custe esperar muito. A inquietação de nosso coração revela quão pouco conhecemos a Deus e quão pouco dependemos Dele.
Sim, Deus tem uma resposta pra você. Ele quer que você esteja em Sua vontade e não tome decisões sem sua aprovação. Todavia, ele quer filhos obedientes, não crianças mimadas que se irritam porque as coisas não aconteceram do seu jeito e no seu tempo. Mais vale uma direção divina que demore do que uma decisão humana precipitada.
“Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia, em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras” (Daniel 10.12)
Deus fala, mas nós estamos atentos à sua voz? Ele manda respostas, mas quando ela chega ainda estamos aguardando? Ou já nos retiramos movidos por nossa ansiedade? Não temos só um Deus que ouve, temos um Deus que responde. Importa que Ele também tenha servos que esperem o seu falar.