Por Eguinaldo Hélio de Souza
Tentando escapar do navio, os marinheiros baixaram o barco salva-vidas ao mar, a pretexto de lançar âncoras da proa. Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: “Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se”. Com isso os soldados cortaram as cordas que prendiam o barco salva-vidas e o deixaram cair. (Atos 27.30-32)
Algumas pessoas acham que podem fazer o que bem entenderem, sem perguntar ou agir segundo a vontade de Deus e mesmo assim desfrutar de suas bênçãos e promessas. Insistem em seguir seus próprios caminhos, em fazer suas próprias escolhas, ignorando completamente os avisos da Palavra de Deus. E só irão perguntar “Por que, Deus?” quando se vêem arrastados pela correnteza. Querem deixar o barco por conta própria, querem lançar mão de sua própria sabedoria, colocando de lado as claras indicações divinas. Não foram poucos os que naufragaram na vida porque acharam que seus planos os livraria.
Precisamos confiar em Deus apesar de nosso medo. A solução de Deus nem sempre parece a melhor, humanamente falando, mas se mostrará a mais eficaz em meio às águas turbulentas. Não salte do barco se Deus mandou ficar. Não ponha em risco a sua vida e de outras pessoas. Somos pressionados pelas circunstâncias constantemente e, portanto, precisamos disciplinar nossas decisões. O medo jamais deve mover sua vida e sim o querer do Senhor.
Se existe um princípio que percorre a Bíblia é que para desfrutar das bênçãos de Deus precisamos permanecer em obediência. Ouvir sua voz significa fazer o que Ele ordena, ir aonde Ele nos envia, ficar exatamente onde Ele nos mandou ficar. O centro da vontade de Deus continua sendo o lugar mais seguro da Terra. A rebeldia e a teimosia continuam sendo o descaminho ilusório que tem feito muitos afundarem nas águas turbulentas.
No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Em Deus louvarei a sua palavra; em Deus pus a minha confiança e não temerei; que me pode fazer a carne? (Salmo 56. 3, 4).
Escolha as escolhas de Deus para você. No tempo certo, a tempestade cessará e as bênçãos virão. Não tema a tempestade. Tema a Deus.