Por Eguinaldo Hélio de Souza
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? (Isaías 49.15)
Talvez as mães sejam o tipo de pessoas mais poderosas que existem na terra. A mãe de Moisés, a mãe de Samuel, a mão de Jesus são exemplos bíblicos desse poder. Com seu amor, suas palavras, suas atitudes e suas orações elas se tornam grandes instrumentos da vontade de Deus neste mundo.
Na grande maioria das vezes são heroínas anônimas que marcam profundamente a vida e a história de seus filhos. E por esse caminho marcam a história e a vida neste mundo. Assim elas se tornam invencíveis como pessoas, influenciando a tudo e a todos.
As mães se tornam vitoriosas por seu amor e sua fé. O amor delas por seus filhos as conduz aos maiores sacrifícios. Elas esquecem suas fraquezas e limitações, enfrentam desafios impossíveis. A mãe de Moisés desafiou faraó. Ela, escrava do mais poderoso império, movida por amor e fé, salvou aquele que seria o libertador de seu povo. (Êxodo 2.2, 3). Seu ato mudou a história de seu filho, o destino dos filhos de Israel e assim influenciou a humanidade. Deus fez dela seu instrumento.
Elas se tornam vitoriosas por suas palavras. Quem não guarda em seu coração os ensinos de sua mãe? Quem não se viu confortado e consolado por suas ternas palavras? Quantos não receberam dos lábios de suas mães a mensagem de salvação? “As palavras do rei Lemuel, rei de Massá, palavras que sua mãe lhe ensinou” (Provérbios 31.1). Mais do que o leite materno, as mães alimentam seus filhos com palavras de sabedoria e vida.
Elas se tornam vitoriosas por suas orações. Poucas orações são tão sinceras, poderosas e profundas quanto as orações de uma mãe. “Por este menino orava eu” disse Ana, mãe de Samuel (1 Samuel 1.27). E deu ao mundo um homem abençoador. Muitos servos e servas do Senhor não foram apenas gerados apenas no ventre de suas mães. Foram gerados pela oração no mais profundo de suas almas.
Quando Deus criou este mundo, em sua sabedoria, colocou no coração das mães uma força imensa, que seria usada por Ele para a realização de seus propósitos.
Glória Deus por essas mães maravilhosas!