Por Eguinaldo Hélio de Souza
Quando Deus tirou o povo do Egito Ele o fez por meio de um cordeiro (Êxodo 12). Esse cordeiro representava Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Naquela noite Deus os estava tirando da escravidão para liberdade e cada instrução dada era de extrema importância. Dentre outras coisas o Senhor lhes disse:
Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento. Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. (Êxodo 12.8, 9)
O cordeiro deveria ser comido em sua totalidade e não apenas as partes melhores. Cabeça e vísceras também deveriam ser comidas. Essa foi a ordem.
Muitos querem apenas um pouco de Jesus, o suficiente para se sentirem bem. No entanto, temos de tomar o cordeiro todo. Temos de nos comprometer de forma integral com Jesus, aceitando o preço de segui-lo, de obedecê-lo.
Isto tem seu preço. Precisaremos dizer não para coisas que o mundo aceita. Se queremos romper com as amarras de nosso passado e caminhar em direção às promessas de Deus, temos que assumir compromisso total com o Evangelho.
O evangelho não é composto apenas por músicas bonitas e pregações motivadoras. Sua mensagem é a mensagem da renúncia, da santidade, do sofrimento se isso for necessário. Não é fácil perdoar, não é fácil caminhar ao lado de quem nos ofende, não é fácil deixar hábitos antigos que estão enraizados em nosso coração. Mas é necessário.
Comer o cordeiro todo significava total comprometimento com a proposta divina. Quem quisesse continuar no Egito poderia continuar, mas quem quisesse sair precisava obedecer e provar também as partes menos saborosas.
Não amamos as aflições, não amamos as lutas espirituais, não amamos as exigências divinas que vão contra a nossa natureza humana decaída. Entretanto, amamos a Cristo e por amor a Ele estamos dispostos a experimentar o que não gostamos.
Chega de querer de Jesus somente o que nos satisfaz. Chega de fugir quando as lutas começam e nos defrontamos com os inconvenientes do viver cristão. Não enganemos a nós mesmos. Deus só abriu o Mar Vermelho para os que aceitaram o Cordeiro em sua inteireza. Só os que aceitam as lágrimas comerão os frutos, só os que comprometem plenamente com o Cordeiro reinarão com o Cordeiro.