Nosso Coração Precisa Caber Mais Pessoas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ó coríntios, a nossa boca está aberta para vós, o nosso coração está dilatado. Não estais estreitados em nós; mas estais limitados nos vossos próprios sentimentos. Ora, em recompensa disso (falo como a filhos), dilatai-vos também vós. (2 Coríntios 6.11-13)

 

Nosso coração tem sido muito estreito em amar as pessoas. Enquanto ele deveria caber todo mundo, fazemos uma seleção muito pequena de quem vamos amar. Deveria haver nele espaço até para quem não gosta de nós e, no entanto, escolhemos um número muito reduzido de pessoas a quem dedicamos nosso amor. Excluímos a maioria. A medida do amor, é amar sem medida, escreveu Agostinho.

É normal termos preferências. Nosso cônjuge, nossos filhos, nossos familiares, alguns irmãos em Cristo e amigos mais chegados. Entretanto, preferência não é exclusividade. O problema não é algumas pessoas terem lugar especial em nosso coração. O problema é que a maioria não tem lugar algum. Ficam do lado de fora sem qualquer chance de entrar.

Também não podemos nos relacionar com todos. Isso seria impossível. Talvez nem sempre conseguiremos ir até as pessoas e ajudá-las. Mas podemos ter tal sentimento que quando chegarem até nós nos alegraremos por poder demonstrar a elas nosso amor.

Geralmente, olhamos as pessoas procurando defeitos para então excluí-las da nossa lista interior. Olhamos pessoas que estão unidas a nós em Cristo Jesus e as vemos como estranhas, como se não partilhassem conosco do Reino de Deus.

É verdade que já fomos rejeitados, traídos, magoados e desprezados. Há feridas em nossas almas e elas não são menos reais do que as cicatrizes em nossos corpos. Ainda assim, deixar de amar não nos cura, apenas agrava nossa situação.

Precisamos aprender a amar com o amor de Deus em Cristo Jesus. Com este amor capaz de afogar e consumir qualquer ressentimento. Capaz de nos cegar para os defeitos do outro.

Estamos aqui porque fomos amados com o Amor Eterno de Deus. Que este amor transborde em nós pelo seu Espírito e torne todos os próximos bem próximos do nosso coração. Que haja em nossa vida espaço suficiente para amar quem precisa.

Deixe uma resposta