Romanos 16 e a Gratidão

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Quando lemos o capítulo 16 da carta de Paulo aos Romanos vemos ali apenas nomes que parecem estranhos a nossa cultura. Há cerca de vinte e oito nomes sobre os quais lemos pouco ou nada no restante do Novo Testamento. Esse trecho da carta parece contrastar com o restante. Para alguns, Romanos é não apenas o mais importante dos escritos do apóstolo, mas o principal livro da nova aliança. E ainda assim é como se ele parasse de repente para fazer uma lista com nomes de pessoas que parecem não ter qualquer valor para nós hoje. Mas não é assim.

Isso se chama gratidão. Essas pessoas haviam sido bênçãos na vida dele em algum momento. Elas haviam trabalhado para o Senhor, ou ao lado dele ou em suas igrejas. Algumas, como o casal Priscila e Áquila, havia arriscado sua vida por ele. Outras, como a mãe de Rufo, havia sido como uma mãe para ele. Ele as menciona pelo nome, faz uma curta menção de seus feitos, mas não os esquece.

Paulo sabia que ninguém vence sozinho, nem realiza a obra do Senhor sozinho. Podemos mencionar em nossas pregações e livros que ele evangelizou a Ásia e a Europa, que plantou igrejas, que fez isto ou aquilo. No entanto, da mesma forma como Deus o levantou, também levantou inúmeras pessoas para estar com ele, para ajudá-lo, apoiá-lo, sustentá-lo, continuar sua obra. São pessoas que talvez nunca entrem para os livros de história, mas cuja história Deus conhece muito bem. Ele gasta parte desse capítulo expressando sua gratidão.

Reconhecer as bênçãos de Deus em nossa vida é uma necessidade. Expressar nossa gratidão também é.

No entanto, muitas vitórias do Senhor para nós não vieram direto do céu. Chegaram através de pessoas que nos amam, que acreditam em nós, que suportam nossos defeitos e nossas falhas. Pessoas a quem Deus moveu para nos abençoar.

Em algum momento temos de nos dirigir a elas para agradecer, para elogiar, para abraçar e falar o quanto foram bênçãos em nossas vidas. Reconhecendo que sem elas não seríamos o que somos, não teríamos o que temos, não faríamos o que fizemos. Elas foram bênçãos do Senhor em forma de pessoas. Temos de escrever nossa Romanos 16 para elas.

Deixe uma resposta