O Deus Inesgotável

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

 

Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O SENHOR é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. (Isaías 40.28)

Todos os seres neste mundo se enfraquecem, minguam e morrem. Menos Deus. Todas as coisas caducam e se dissolvem. Menos Ele. Todas as pessoas que conhecemos, por melhores ou maiores que sejam, se esgotam em todos os sentidos. Somente nosso Deus é Inesgotável.

Sua plenitude, não é uma plenitude que se esvazia. Ele não se torna menor, mais fraco ou menos Deus quando derrama de Si mesmo sobre nós. Quando Ele nos fortalece, continua Onipotente. Quando Ele nos ensina, continua Onisciente. Quando Ele nos agracia com seu amor, sua misericórdia e sua bondade, Ele continua Gracioso. Ele é a Fonte de todas as fontes. Ele é a Força de todas as forças.

Ele não cansa e nem se fadiga (Isaías 40.28). Até o Universo se envelhece e se enrola como uma roupa velha (Salmo 102.25-27). Ele permanece sempre o mesmo. Ele é o Novo de todas renovações e continua novo, mesmo depois de renovar todas as coisas (Apocalipse 21.5).

Nós ficamos sempre vazios. Nossa vida se esvai. A Dele nunca. Nossa luz se escurece. A Dele sempre resplandece como um bilhão de sóis. Tudo o mais à nossa volta se torna menos com o tempo. Ele permanece imutavelmente inesgotável. Por mais que nos dê, por mais que Ele atue, por mais que Dele flua a energia, o bem, a vida, nada altera Sua força, nada desgasta Sua Bondade. Ele permanece a Vida de todas as vidas.

Quão maravilhoso é depender de uma Fonte assim. Quão tremendo e quão indizível é ter acesso a esse Deus Inesgotável. Nosso vazio será sempre culpa nossa. A razão de vivermos fracos, limitados e apagados neste mundo, não é porque Ele não possa ou não queira nos dar. E sim, porque não O buscamos, não vamos até Ele para beber. Não permitimos que sua inesgotável luz nos ilumine e sua incansável força nos revigore.

Até mesa no deserto Ele prepara (Salmo 78.19). Até água. Até sombra. E não quereis vir a mim para terdes vida? (João 5.40).

Não beberemos dessa fonte contínua? Não comeremos dessa mesa farta? Não exporemos as feridas da nossa alma a esse bálsamo terapêutico? Não nos chegaremos a esse Deus Inesgotável?

Ah vaso vazio, vaso vazio! Estás vazio porque queres estar assim. Aquele que te remiu é poderoso para te encher todos os dias. Aquele que te chamou, ama encher-te de Si mesmo. Todo teu esgotamento pode terminar quando em contato com esse Deus Inesgotável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *