Três Doces Lições de Provébios

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

No livro de Provérbios temos a sabedoria divina para ser aplicada na vivência do dia-a-dia. Através de comparações simples, nele Deus nos ensina coisas sublimes. Cada verso, cada máxima ali presente merece ser meditada, mastigada, absorvida com muito cuidado e reflexão. Podem mudar nossos hábitos, não apenas os do corpo, os da mente também.

Aqui vão três lições do mel tiradas do livro, às quais faríamos bem em atentar.

Primeira lição: Evitar os excessos

Se você encontrar mel, coma apenas o suficiente, para que não fique enjoado e vomite. (Provérbios 25.16)

O mel é bom e seu sabor é excelente, mas todo exagero nos prejudica. Nossa tendência natural é exagerarmos em tudo, desde a comida até a internet. Mesmo que algo seja bom, precisamos de moderação. Amizades são boas. Mas sem limites, roubarão nossa vida. Descansar é bom e necessário. Todavia, em excesso, trará toda sorte de necessidades. E assim por diante, Deus quer que fujamos de todo excesso. Quando algo nos domina e ocupa em nossa vida um espaço maior do que deveria, é hora de moderar.

Segunda lição: Não buscar a própria honra.

Comer mel demais não é bom, nem é honroso buscar a própria honra. (Provérbios 25.27)

Ser honrado por outros é bom, é doce para nossa vida. Temos necessidade de reconhecimento. Ser ignorado dói. Entretanto, quando tudo o que fazemos é buscar reconhecimento, honra e glória; quando fazemos as coisas apenas para sermos apreciados, então estamos tomando o caminho errado. Faça o necessário e Deus honrará você.

Terceira lição: Dê valor ao que você tem.

Quem está satisfeito despreza o mel, mas para quem tem fome até o amargo é doce. (Provérbios 27.7)

Muitas vezes por causa da abundância que nos cerca somos incapazes de dar valor. Alguns só dão valor ao que têm quando já perderam e não há como voltar atrás. Nossa alma farta despreza o favo de mel. Como a criança que não come, ignorando que existem muitas que dariam tudo para ter o que elas têm, assim nós nem sempre somos capazes de valorizar as coisas tão preciosas que Deus colocou em nossa vida.

Essas são  algumas das doces lições de Provérbios.

Deixe uma resposta