Sabedoria e Força

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

“…porque Dele é a sabedoria e a força” – Daniel 2.20

Podemos resumir as necessidades espirituais do homem em duas palavras: sabedoria e força. Sabedoria para saber o que fazer e força para poder fazê-lo. Sabedoria para conhecer o caminho e força para andar nele. Sabedoria para saber qual a melhor atitude a tomar e força para tomá-la. Em cada área da vida, a união desses dois elemento podem fazer de nossas vidas, videiras frutíferas.

A sabedoria sem a força nos torna frustrados, porque então sabemos o que fazer, mas não fazemos, conhecemos a melhor decisão mas não tomamos. De nada nos adianta olhar para o caminho, mas estar prostrado nele sem forças para prosseguir. De nada nos serve saber o que a vida requer de nós e não ser capaz de atender suas exigências. A sabedoria é coisa excelente como diz a Palavra, mas só se torna eficaz com a força de Deus a agir em nossa vida.

Por outro lado, a força sem a sabedoria nos faz andar em círculos. Corremos para lugar nenhum. Fazemos muita força, temos entusiasmo, empolgação, mas pouco fruto. Corremos sem meta e damos socos no ar (1 Co 9.27). No final estamos cansados, mas sem prêmio. Golpeamos, golpeamos, mas nosso inimigo permanece em pé e as muralhas não caíram por terra. Nem a mira é sem o arco, nem o arco sem a mira. É preciso ter ambos em nossas mãos.

Deus deseja homens e mulheres, fortes e sábios Nele, que compreenderão sua vontade e terão forças para realizá-la. Em um mundo onde a rebeldia à Deus impera e onde tudo se opõe ao Seu querer, tais pessoas são imprescindíveis.

Oremos sempre, para que o Deus da vitória, que em Cristo Jesus nos chamou para ser mais do que vencedores, venha nos ensinar a tomar posse cada dia, da sabedoria e da força manifestada na Vida de seu Filho.

“Mas para os que são chamados, tanto judeus quanto gregos, nós lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus” (1 Coríntios 1.24)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *