Você Não Será, Você é

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: … seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. (1 Timóteo 3.21-23)

Temos o mau hábito de morar no futuro e de sacrificar o hoje no altar do amanhã. Embora expectativas e esperanças sejam boas em si, tornam-se prejudiciais quando queremos viver não apenas por elas, mas nelas, recusando o agora. Mas o agora é nosso, muito mais do que o depois.

Um exemplo corriqueiro: queremos casar e constituir família. Muitas vezes, tal desejo se torna tão intenso, que parece que somente quando esse fato se concretizar é que começaremos a viver e a ser quem devemos ser. Isso é um engano. Você não será, você já é.

Não rejeite quem você é agora em Deus, submergindo sua identidade naquilo que virá. Seu presente não é uma ilusão em busca de um futuro. Ele é sua vida concreta e ainda que as promessas nos movam e nos motivem, minha vida com Deus precisa e pode ser vivida já. Não preciso esperar o amanhã. O amanhã terá seus próprios problemas, anseios, risos e vitórias. O amanhã trará o que pertence a ele. A questão é o que estou fazendo com o meu hoje.

Todos os nossos tempos são de Deus, todos os nossos momentos estão em suas mãos. Este momento aqui também é plano Dele. O que está diante dos meus olhos não são bênçãos provisórias ou uma realidade rascunhada para depois ser completada. O nosso hoje é nosso hoje de Deus como o amanhã também será o amanhã Dele. Aquilo que é, é. Não está apenas esperando o que virá. Está aqui como o maná que cai do céu, para que eu possa desfrutar hoje, com Deus, por Deus e para Deus.

A esperança em Deus é boa, mas ela não é toda a minha vida. O amanhã certamente terá seus sorrisos, mas não constitui toda a minha história. Meu hoje faz tanto parte de minha história com Deus, como fará o meu porvir. Não preciso sequer compará-los. Ambos são presentes de Deus para minha vida. O hoje e o amanhã são presentes divinos.

Não preciso esperar que as promessas se cumpram para me sentir completo. O Deus das promessas está comigo. Jesus é meu sim e meu amém (2 Coríntios 1.20). E isto me basta.

Deixe uma resposta