Mais do Que Ministério

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

“… não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de Deus.” (Colossenses 2.9, 10)

Conhecer a vontade de Deus vai muito além de descobrir nosso ministério, embora isso seja importante. Corremos o risco de sempre que ouvirmos a expressão “vontade de Deus” acharmos que só pode se referir à alguma atividade no Corpo de Cristo. É muito mais do que isto.

Descobrir o querer de Deus inclui todos os pontos da nossa vida, podemos ter muitas áreas não alinhadas com sua vontade. Vida financeira, relacionamentos, sentimentos, palavras, pensamentos, uso do tempo, uso do dinheiro, lazer, trabalho, descanso e uma infinidade de coisas podem ou não estar em harmonia com Ele.

Quando ansiamos escutá-Lo, sempre pensamos em coisas grandiosas, em nosso ministério, em nossas grandes realizações. No entanto, sua correção, disciplina e instrução, podem requerer pequenas mudanças, pequenos ajustes, que por fim terão enorme efeito em nossa caminhada.

Grandes planos são compostos de pequenas mudanças, grandes realizações se fazem com pequenas ações. É a soma de nossas inúmeras obediências que resultará no pleno cumprimento de Sua vontade, assim como são as pequenas transgressões que passo a passo nos afastam Dele. Eva que o diga.

Um mau hábito hoje, uma negligência amanhã, uma transgressão depois. E a soma disso tudo é uma vida girando fora do eixo divino, caminhando displicente por um caminho que não é Dele. Podemos até estar exercendo o ministério que Ele nos confiou, enquanto vivemos uma vida moral e espiritualmente distante de seus padrões. Geralmente é mais fácil ser um pregador famoso do que um marido bem sucedido. Para ter fama não é preciso negar-se a si mesmo e levar a cruz.

Andar dignamente diante Dele, agradá-lo em tudo, frutificar em toda boa obra e crescer no conhecimento Dele não é algo que dependa de títulos, de posições e reconhecimento humano. É algo que só Ele pode medir.