Muito Além das Lágrimas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Então, Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz e choraram, até que neles não houve mais força para chorar. (…) E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque o ânimo de todo o povo estava em amargura (…); todavia, Davi se fortaleceu no SENHOR, seu Deus. (1 Sm 30.4, 6)

 

Não há nada errado em chorar. Não chorar é negar nossa dor e nossa humanidade. Reter as lágrimas diante das calamidades e da aflição é fingir com o corpo e com a alma que a realidade não nos atinge quando na verdade ela nos atinge e muito.

Necessitamos sim, chorar aos pés do Senhor, derramar lágrimas diante Dele. E não apenas lágrimas. Nossa ansiedade, nossa dor e até nossa alma precisam ser colocadas diante de Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante Ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. (Salmo 62.8). O choro aos pés de Cristo é o choro da esperança. Longe Dele, é o choro do desespero.

Entretanto, precisamos ir além do chorar, precisamos nos elevar acima da dor. É preciso ter consciência de que o choro é apenas uma etapa, aliás uma pequena etapa do caminho da vitória. O povo levantou-se para apedrejar a Davi, enquanto Davi se levantou e se fortaleceu no Senhor. Ele se levantou para buscar a Sua Palavra e sua direção. Davi também chorou, mas parou de chorar para tomar posição e fazer o que era necessário.

Os problemas são reais, a dor é real, os sentimentos são reais, mas essa não é a única realidade. Deus também é real. Sua presença é real, Sua palavra é real, Sua ação é real, Sua ajuda é real. Temos que nos levantar de nossas lágrimas, de nossa dor, de nossa angústia, para buscar a Deus, buscar Sua Palavra, Sua ajuda, Seu poder.

Os que semeiam em lágrimas ceifarão com alegria porque levam a preciosa semente andando e chorando. Eles não param. (Salmo 126.5, 6)

A dor, o choro e a luta cessarão um dia. Deus enxugará de nossos olhos toda lágrima (Apocalipse 21.4). Enquanto isso não acontecer, levante as mãos cansadas, os joelhos trêmulos e faça um caminho firme e seguro para os seus passos (Hebreus 12.12, 13). Vá além das lágrimas.

Deixe uma resposta