O Chamado Para Sustentar

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

A história da viúva de Serepta também é em parte nossa própria história. Ela não foi chamada para pregar, para curar ou para profetizar. Ela foi chamada para sustentar. Sustentar o ministério de Deus através do profeta, sustentar Sua obra, Sua causa. Isso também é um chamado divino.

O que ela fez por Elias não foi fruto do acaso, foi fruto da determinação  divina. Levanta-te, vai a Serepta de Sidon, e habita ali. Ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente (1 Rs 17.9). Embora ela mesma ignorasse, não estava sendo movida por obrigação, nem mesmo por compaixão. O que ela fez foi motivado pelo decreto de Deus.

O propósito de Deus não incluía apenas o profeta, mas incluía o sustentador do profeta. O Deus que levantou Elias também levantou a viúva. O Deus que ordenou a ele que profetizasse e proclamasse sua palavra, ordenou a essa viúva que fosse a provedora da obra dele. Os propósitos de Deus não incluem apenas a obra de Deus, mas incluem também você, chamado para ser o sustentador dessa obra. Deus é o Deus que cuida de tudo. Cada um tem sua função, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos (1 Co 12.6).

Entretanto, essa determinação divina trás também a capacitação divina. Se aquela viúva haveria de suprir Elias ela somente o faria porque Deus a supriria também. O Deus que ordena é o Deus que capacita. Suprimos porque somos supridos por Ele, ajudamos por que fomos ajudados, agimos porque Ele opera em nós. Nossa capacidade vem de Deus (2 Co 3.5), inclusive a capacidade de ajudar  financeiramente.

As ordenanças divinas também trazem consigo a bênção. Seus mandamentos são um privilégio, pois bem-aventurado é aquele que obedece. A obediência produz a bênção. Asseguro-lhes que havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, (…) Contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, senão a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. (Lc 4.25, 26). Há muitas pessoas nesse mundo que talvez tenham mais do que você. Entretanto, foi você o escolhido para ser sustentador de Sua obra. Aproveite esse privilégio. Obedeça e contemple a bênção do Senhor sobre a sua vida.

Deixe uma resposta