Alinhando os Passos com Deus

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Portanto, fortaleçam as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes. Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, antes, seja curado. (Hebreus 12.12, 13)

Conta-se que o filósofo Immanuel Kant (1724-1804), morando na pequena cidade alemã de Konigsberg, saía todas as tardes para passear. E ele era tão preciso no horário, que os moradores acertavam seus relógios ao vê-lo passar. Certo dia, ao perceber que ele não apareceu, temeram que algo de muito sério acontecera. E de fato aconteceu. A Revolução Francesa tivera início. O fato é que a vida dele, de algum modo, servia de parâmetro para todos a sua volta.

Apesar de que nem tudo em sua filosofia e pensamento seja elogiável, ele dizia que a vida de um homem deveria ser tão correta que pudesse servir de padrão para toda a humanidade. E talvez, seja isso o que Deus deseja de nós – nos transformar em padrões para os que nos rodeiam.

Nossa vida moral, espiritual, familiar, financeira precisa trazer o selo da aprovação divina. Nosso caminhar deve influenciar outros caminhares. Mais do que nossas palavras, nossas ações precisam motivar e influenciar outros.

Nossos tropeços, levam outros a tropeçar. Da mesma forma, nosso passo firme e relevante nos caminhos do Senhor levam outros a marchar. Há muitos caindo e derrubando outros consigo. Deus nos ajude a nos erguermos, a marcharmos, a firmarmos nossos passos levando quem está ao nosso lado a fazer o mesmo. Precisamos que a misericórdia e a graça de Deus de tal forma nos conduza, que as pessoas “acertarão os relógios” de suas vidas pela nossa.

Não estamos falando de perfeição e de auto esforço. Isso não é bíblico. Estamos falando em entender que podemos, com a graça DELE, ser melhor do que somos. E apesar de quedas e fracassos serem inevitáveis, a graça e poder DELE também são inevitáveis naqueles que se abrem a eles. Podemos levantar-nos após cada queda, corrigir-nos após cada desvio, tornar-nos em nossa debilidade exemplos da força de Deus. Não podemos ser perfeitos, mas podemos ser aperfeiçoados na graça e no poder DELE.

Estar de joelhos é a forma mais segura de garantir que estaremos de pé. Levantar as mãos ao trono é o meio divino para manter nossos pés no Caminho. Fazer caminhos retos dos nossos passos é a forma mais certa de curar aquele que manca. E nosso mundo precisa disso.

Precisamos nos tornar padrões para um mundo sem padrões. Exemplos sadios para um mundo doente. Pois, a melhor maneira de discordar do errado é fazendo o certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *