Lutas Solitárias

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Sou como um pelicano no deserto, um mocho na solidão (Salmo 102.6)

 

Existem lutas em sua vida para as quais Deus enviará ajuda eficaz. Pessoas que você nem conhece estarão ao seu lado, o exortarão, o aconselharão, darão palavras de Deus para você. Como Arão e Hur segurarão suas mãos pesadas até que a batalha termine. Isso já aconteceu e acontecerá outras vezes.

 

Entretanto, nem toda luta espiritual é assim. Muitas delas você terá de lutar sozinho, não haverá ninguém ao seu lado. Terá que experimentar a ajuda do próprio Deus e de mais ninguém. “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo” (Isaías 63.3). A sensação de abandono, de impotência, de fracasso e de perplexidade estará presente como o ar que você respira. Você achará estranho como pode o Deus que tantas vezes se mostrou tão presente e tangível, agora parece cego, surdo e insensível para o seu gemido e suas lágrimas.

 

São lutas interiores que ninguém pode compreender. Como Jacó no vau de Jaboque: Jacó, porém, ficou só e lutou com ele um homem até o romper do dia (Gênesis 32.24). Também Jó deve ter experimentado a mesma coisa. Perdera os filhos, a mulher não compreendia sua situação e aqueles que tentaram consolá-lo se mostraram ineficazes. O contraste entre muitos momentos em suas vidas e essas lutas solitárias parecia ser incompreensível. Estes homens, porém perseveram em suas batalhas e venceram.

 

Há lutas que são nossas, particularmente nossas, e importa para Deus que confiemos somente Nele e em mais nada, nem ninguém. Só Ele será a nossa força, só Ele será nossa vitória. Dependência total. Provavelmente foi isso que Davi quis dizer quando escreveu o Salmo 62: A minha alma encontra descanso somente em Deus, dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha rocha e a minha salvação… (v. 1, 2).

 

Não se desespere. Sua luta solitária é a luta dos que estão com Deus. Há momentos que precisam ser assim e Deus sabe o porquê.

Deixe uma resposta