A Luta Incessante

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Levantai-vos e andai porque não será aqui o vosso descanso (Miquéias 2.10)

 

Aqui neste mundo, nunca chegará o dia em que a luta cessará completamente. Nunca existirá o momento em que poderemos abaixar as armas, guardar o escudo e ir para casa para jamais pensar em batalha. Essa é uma dádiva do mundo futuro, ao qual ainda não chegamos. Neste chão em que pisamos a luta é incessante. Temos que acordar todos os dias pela manhã prontos para a peleja. Nossa vitória definitiva está mais à frente.

Não estou dizendo que o corpo não descanse, ou que nosso coração nunca tem paz, ou que devemos viver em ansiedade. Isso não seria bíblico. Deus é descanso e Nele repousamos em meio às batalhas da vida. Mas nosso descanso é o meio para recuperar as forças, nossa paz é em meio à guerra e nossas ansiedades têm que ser levadas ao Senhor porque nossas preocupações não garantem nosso avanço e sim o Deus em quem confiamos.

A verdade é que a luta da carne contra o espírito nunca cessa. O príncipe deste mundo nunca dorme e o tempo não o deixou menos cruel e perigoso. O mundo, nunca nos amará, não importa quão cheios de Deus sejamos, ou quantas boas obras façamos. Definitivamente, este tempo e este mundo não são nossos, pois nosso tempo e nosso lar habitam na eternidade. “Não temos aqui cidade permanente, pois buscamos a futura” (Hebreus 13.14)

Por isso, precisamos levantar e andar, “tornar a levantar as mãos cansadas e os joelhos desfalecidos” (Hebreus 12.12), esforçar-nos e clamar (Gálatas 4.27). Temos que nos fortalecer no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6.10), temos que combater o bom combate da fé (1 Timóteo 6.12). Temos que vigiar e orar, porque apesar de nosso espírito estar pronto para ouvir e obedecer, nossa natureza humana decaída, que a Bíblia chama de carne, inclina-se para longe de Deus.

Enquanto a última trombeta não soar e nossos corpos não forem transformados (1 Coríntios 15.52), a trombeta que ouvimos é aquela que nos chama para a luta contra nós mesmos, contra satanás e seus demônios, contra o mundo que procura nos moldar.

Lutar por nosso relacionamento com Deus, lutar por nosso casamento, nossos filhos e família, lutar pelo Evangelho e pelo Reino, são realidades permanentes sobre as quais nunca podemos descuidar.

Deixe uma resposta