O Espírito Santo nos Ajuda

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Sim, Jesus nos deu uma grande missão. A missão de viver como discípulos, de fazer discípulos em cada povo, de proclamar o seu Reino e fazê-lo conhecido entre as nações até que ele venha.

Além da grandeza do mundo e da imensa população do globo, ainda existem obstáculos muito além de nossas forças. A carne, o mundo e Satanás continuam tão presentes quanto estavam no passado. Esses elementos continuam se opondo, dentro e fora de nós, dentro e fora do Corpo de Cristo, impedindo que sua obra seja completamente realizada.

Entretanto, não estamos sozinhos, desamparados. Ele não nos deixou órfãos, não nos abandonou neste mundo com nossas limitações e fraquezas. Ele nos enviou O Ajudador. Talvez essa seja uma das melhores definições daquilo que o Espírito Santo representa para o cristão.

Humanamente falando é difícil ser cristão. É difícil vencer o pecado, é difícil obedecer, é difícil cumprir nosso chamado.  E ainda assim, quando olhamos para a história, vemos milhões de cristãos que venceram o pecado, obedeceram a Cristo e realizaram sua obra. Não fizeram isso porque eram especiais, mas porque deixaram-se ajudar pelo Ajudador celestial. Foram muito além do que pensavam, pois não fizeram isso em sua força, mas na força Dele.

Sansão não era um homem forte. Era tão fraco quanto qualquer um de nós. Isso mudava quando o Espírito se apossava dele (Juízes 14.6). Então ele se tornava capaz de matar um leão e derrotar exércitos. E algo pequeno em sua mão se tornava uma grande arma. E o mesmo se deu com Gideão, com Jefté, com Davi, com Elias e os demais profetas e apóstolos. O Espírito do Senhor os ajudou.

Por esse motivo a Bíblia fala tanto a respeito de nosso relacionamento com o Espírito. Ela fala que não devemos entristecer, nem extingui-lo. Manda sermos cheios do Espírito, andarmos no Espírito, ser guiados pelo Espírito. Fala nos frutos do Espírito, nos dons do Espírito, nas coisas do Espírito.

Precisamos aprender a dar lugar ao Espírito, precisamos ser cheio Dele, precisamos dar lugar a Ele para que nossa vida seja fortalecida e conduzida por Ele. Somos filhos de Deus e todos os que são filhos de Deus são guiados, conduzidos, capacitados pelo Espírito de Deus (Romanos 8.14). Só assim cumpriremos nosso papel neste mundo e de nenhum outro modo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *