Ainda Há Tempo

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ainda há tempo para você ser frutífero, para fazer a vontade de Deus. Se você ainda caminha nesta terra é porque Seus planos para você permanecem de pé.

Talvez você pense que o tempo de realizar algo para Deus já tenha passado, que as oportunidades se foram, que já está velho demais para fazer alguma coisa. Imagina que deveria ter seguido outro caminho, ter feito outras escolhas, mas que agora só lhe resta esperar o fim. Crê que deve deixar outros fazerem aquilo que está em seu coração. Acha que seu tempo já passou.

Está enganado. Deus chamou Jeremias na juventude, tanto quanto chamou Moisés em sua maturidade. Ele tinha oitenta anos quando foi chamado. E Deus usou o jovem Samuel e usou o ancião Samuel, usou o jovem Daniel e o ancião Daniel. Sempre temos limitações, Deus não tem. Na juventude nos falta sabedoria e Deus a supre. Na maturidade faltam forças, mas Deus também dá forças. É Ele quem supre o que nos falta em cada tempo. Nossa capacidade vem de Deus (2 Co 3.5).

O que não foi feito no passado pode ser feito hoje. Aquilo que não foi pode ser agora. Seu “Eis-me aqui!” já deveria ter acontecido, mas se não aconteceu, por que não hoje? Ele é El-Olam, o Deus Eterno (Gn 21.33), todo o tempo pertence a Ele, seja o ontem, seja o agora, seja a eternidade. E os olhos Dele continuam sobre sua vida, Sua voz e Seu chamado permanecem ecoando em seus ouvidos. Diga sim. Levanta e anda.

Esquecer as coisas que para trás ficam (Fp 3.13), significa deixar também o que não fizemos. Não adiante remoer oportunidades perdidas. Podemos comer hoje o pão da vida. Se não remimos o tempo de ontem (Ef 5.16), podemos remi-lo hoje e amanhã.

O chamado que um dia Tu fizeste a mim / E ao qual sem hesitar eu disse “sim” / Ecoou em meus ouvidos como da primeira vez / E Ti, Jesus, eu novamente digo “sim”. Eis-me aqui / Eu livre estou ao teu dispor / Para onde tu quiseres me enviar /  Me coloco submisso a ti, Senhor /  Para o teu querer em mim realizar. (Eis-me aqui, Asaph Borba).

Deus permanece. Seus propósitos permanecem. Diga sim. Ainda dá tempo.


 Agradáveis Meditações do Coração

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, SENHOR, minha Rocha e meu Resgatador (Salmo 19.14)

 

Se deixarmos, nossos pensamentos irão onde não devem ir. Ou serão pensamentos vãos, que nada acrescentam, ou pior, serão pensamentos destrutivos, movidos por sentimentos destrutivos, que resultarão em ações destrutivas. Também nossos pensamentos precisam ser levados cativos à obediência de Cristo (2 Coríntios 10.5).

Não podemos deter o fluxo de nossos pensamentos. Pensamos, mesmo quando não queremos pensar. Eles são como um rio impetuoso que fluem da nossa mente quer gostemos ou não, queiramos ou não. Todavia, se não podemos impedir o rio de correr, podemos conduzir o seu fluxo. Podemos dar a ele um percurso bom e sadio. E a melhor forma de fazer isso é meditar nas coisas de Deus.

Ler a Palavra de Deus é apenas a primeira parte de um processo muito mais longo, que envolve pensar, e refletir, e deixar que ela faça parte de nossa maneira de ver as coisas. Quando a Palavra muda a nossa forma de ver as coisas, ela então pode mudar nossas atitudes, nossa forma de caminhar neste mundo. Deus disse a Josué que meditar na Sua Palavra seria o caminho que o levaria ao êxito (Josué 1.8). E o salmista nos exorta a abandonar as influências negativas ao nosso redor e a nos deixar influenciar pela Palavra de Deus, meditando nela (Salmo 1.1-3).

Sabe quando você ama uma pessoa e pensa nela o tempo todo? Quando um filho está longe, mas você o trás para perto com seus pensamentos? Assim deve fazer nossa mente, sempre trazer Deus e sua Palavra para perto de nós através de nossas meditações. Refletir no que lemos e no que experimentamos em nossa caminhada com o Senhor. Lembrar continuamente de Seu amor, Sua misericórdia, Sua sabedoria, Sua maravilhosa Palavra! “Oh! Quanto eu amo a Sua lei! É a minha meditação o dia todo!” (Salmo 119.97).

Não rumine pensamentos destrutivos. Não mastigue lembranças amargas. Não se contamine com ideias impuras. Pense na Palavra, medite em Deus e em sua Palavra, deixe-se influenciar por isso. Seja ela o leito por onde correrá os rios dos seus pensamentos.

 


 A Vitória Está Mais a Frente

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus. (1 Samuel 30.6)

Sua vitória ainda não chegou, as promessas de Deus ainda não são reais em sua vida e hoje você está vivendo dias difíceis. Pode até ser que algumas coisas muito amargas e dolorosas aconteceram. Aparentemente as portas estão fechadas e nenhuma perspectiva boa pode ser vista no horizonte. Isso não significa que bênçãos e vitórias jamais virão. Significa apenas que elas estão mais à frente e que você terá que prosseguir se quiser alcançá-las.

De nada adianta desanimar e parar, acreditando que o universo conspira contra você e que o próprio Deus o esqueceu porque isso é tolice. Levantar e andar, reanimar-se e prosseguir é condição indispensável para aqueles que desejam correr a carreira que lhe foi proposta. Em algum ponto de sua história, em algum momento lá na frente, há provisões divinas esperando você. Será uma porta a se abrir, uma pessoa que o abençoará maravilhosamente, uma experiência que mudará toda a sua vida. Já está lá na frente à sua espera, mas você tem que chegar até lá. E isso não acontecerá se você permanecer prostrado.

Também de nada adiantará culpar qualquer pessoa pelas atuais circunstâncias de sua vida. Verdade ou não, apontar o dedo não resolve seus problemas e nem garante  suas vitórias futuras. Davi teve um momento difícil em Ziclague, quando roubaram tudo o que ele possuía e seus amigos possuíam e ainda levaram suas famílias. Ele foi acusado pelos companheiros, sobre ele jogaram a culpa por tudo. No entanto, ele se levantou e prosseguiu. Mais à frente, encontrou êxito.

Acredite, sua vitória está mais à frente. Não há prêmios para os que desistem, pois é ao longo da jornada que experimentamos os triunfos do Deus que conosco vai.

Quando Jesus disse “levanta e anda” ele sabia o que estava dizendo. Ouça sua voz, receba força, creia e espere em Deus. Certamente haverá vitória mais à frente.


 A Graça de Deus Tem Muitas Formas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. (1 Pedro 4.10).

 

Em algumas ocasiões nós gostaríamos de ser como outras pessoas. Outras vezes nosso desejo é que outros fossem como nós. Queremos geralmente moldar as pessoas de modo que todos se ajustem ao nosso modo de ver as coisas e nos frustramos quando não conseguimos que tudo seja exatamente como planejamos. Isso não vai acontecer.

Deus fez tudo com a marca da singularidade. Se você procurar dois grãos de areia exatamente iguais não vai encontrar. Essa multiplicidade é a assinatura do Criador em sua criação.

Deus nos fez únicos. Não existe ninguém exatamente igual a nós. Por mais parecidos que duas pessoas possam ser, ainda assim terão características singulares que as tornará diferentes. E isso não é um problema. É a marca divina.

A maneira como a graça de Deus se manifestará através de seus filhos também é distinta em cada pessoa. De muitas formas a bondade imerecida de Deus alcançará outras vidas através de nós. Ninguém tem tudo para dar a alguém. Uns ensinam, outros consolam, outros animam. Uns são usados para curar, outros para levar a um encontro com Cristo, outros conduzem pessoas para libertação. Uns fazem isso cantando, outros o fazem orando, outros escrevendo, outros falando, outros simplesmente abraçando, amando e cuidando. A graça de Deus flui através de cada de modo diferente. O importante é que ninguém fica de fora.

Deus usou pessoas para trabalhar em sua vida. Um plantou a semente, outro regou a semente, outro arrancou as ervas daninhas. Pessoas diferentes, com capacidades diferentes, em momentos diferentes, ajudaram você. E essa graça que alcançou sua vida através de outras vidas, precisa fluir através de seu coração para chegar a outros. Deus quer se manifestar em você de uma forma única. Ele mudou você, moldou você para que o amor e o poder divinos fluíssem de você a outros.

Você bebeu da água da vida para que ela se tornasse em seu interior uma fonte jorrando para a vida eterna. Deixe a multiforme graça de Deus fluir sobre e através de você.


 A Brevidade da Vida

Por Eguinaldo Hélio de Souza

Quando nós, cristãos, falamos em brevidade da vida, estamos na verdade falando de brevidade desta vida. Sabemos que ela é apenas uma ante sala, uma peregrinação em direção a algo muito maior e melhor. Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura (Hebreus 13.14). Portanto, nossos passos aqui diferem dos passos daqueles que acreditam que esta vida é tudo o que lhes resta. Nosso olhar está na eternidade.

Sabemos que aqui nenhuma perda é permanente. Propriedades, posições, pessoas – a perda delas não é definitiva porque a própria vida aqui não é definitiva. Podemos não somente aceitar essas perdas, mas até mesmo renunciar a elas porque coisas muito melhores e eternas nos aguardam.

E também por causa dessa brevidade sabemos que nenhuma tristeza é para sempre. Vale à pena suportar as dores inevitáveis, carregar os fardos intransferíveis, chorar todos os nossos choros, pois eles não serão para sempre. Assim também vós, agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria, ninguém vo-la tirará. (João 16.22).

E dentro dessa perspectiva temos que reconhecer que nenhum bem é eterno, que nada do que temos aqui, por melhor que seja, por mais gratos que sejamos a Deus por ele, nos acompanhará para a eternidade. Isso ajuda nosso coração a se fixar naquilo que é permanente e não naquilo que é passageiro. Deixam de ser embaraços em nossa corrida (Hebreus 12.1, 2)

E igualmente temos que lembrar que nenhuma alegria aqui é plena e definitiva. São momentos muito especiais que devemos aproveitar, mas que conscientemente sabemos que não são tudo neste universo. São apenas pequenas amostrar desse Deus de amor que nos aguarda na eternidade.

O que quero dizer é que o tempo é curto. De agora em diante, aqueles que (…) choram, [sejam] como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando. (1 Coríntios 7.29-31).

A vida aqui é breve, mas a eternidade está toda diante de nós.


 A Beleza da Palavra de Deus

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois  puseste a tua glória sobre os céus! Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés. (Salmo 8.1, 3, 4,6)

 

Davi poderia ter escrito de forma sóbria que a grandeza do universo mostra a grandeza da Divindade e também a pequenez do ser humano. Poderia ter dito que apesar disso ele tem o privilégio de cuidar da natureza criada. Seria uma verdade clara. Todavia, ele falou isso de forma poética, como música aos nossos ouvidos.

Há inúmeras razões pelas quais nós devemos ler as Escrituras Sagradas, a Palavra de Deus. E uma delas é a sua beleza.

É impossível não se encantar, não se embevecer, não se sentir enlevado com certas passagens, tão ricas em metáforas, tão sonoras em suas colocações, tão profundas em seus pensamentos. Verdades que poderiam ter sido ditas de forma direta e fria foram escritas de forma poética e doce. Quem ama a beleza ama as Escrituras.

Jesus poderia simplesmente ter dito que é preciso que Deus não deixará faltar sequer roupas para nós. Ao invés disso ele falou:

E, quanto ao vestuário, porque andais preocupados? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. (Mateus 6.28, 29).

E assim por diante, a beleza da Bíblia nos move e comove. Lembramos do poeta que pediu “Ajuda-me, ó Deus, a exprimir neste livro Tua Verdade envolta em Tua Beleza!”. A Bíblia é isso. As Verdades divinas envolvidas na Beleza divina. As realidades reveladas falando ao nosso coração com versos que encantam.

E mesmo onde as Escrituras não são belas, elas verdadeiras. Nem tudo é poético, mas tudo é real.

Obrigado Deus por nos ter dado palavras tão sublimes e através delas nos fazer conhecer verdades mais sublimes ainda. És Belo e és Formoso, és Verdadeiro e Fiel. Por isso Tua Palavra é bela, formosa, verdadeira e fiel.


 A Alma Farta

Por  Eguinaldo Hélio de Souza

Você provavelmente já se deparou com crianças que apesar da fartura em suas casas desprezam os alimentos para terror de seus pais. Quem sabe essa é até sua experiência pessoal. Você já viu adolescentes que não dão valor a objeto caros que ganharam, deixando-os jogados. Sua alma se aborrece porque vê pessoas desdenhando de coisas que você daria tudo para possuir. A alma farta despreza o favo de mel (Provérbios 27.7)

Se há uma falha em nossas vidas é nem sempre saber o valor real daquilo que possuímos por causa da abundância que nos rodeia. Há tanta fartura, tanta bênção ao nosso redor que não lembramos que muitas pessoas gostariam de ter o que temos. Quantos profetas e justos gostaria de ver o que vós vedes e não viram, de ouvir o que vós ouvis e não ouviram (Mateus 13.17)

Enquanto muitos dariam tudo para ter uma Bíblia, nós as temos as dúzias e as deixamos esquecidas e empoeiradas nos cantos. Há cristãos secretos que não ousam falar abertamente de Jesus a seus familiares e amigos sob o risco de ser mortos e nós não usamos nossa liberdade para proclamar ao mundo a salvação. Algumas pessoas andam quilômetros para chegar às suas igrejas e temos em nosso meio, pessoas que se recusam a andar algumas quadras de carro para prestar culto a Deus.

Somos inundados com belos hinos, pregações abençoadas, livros maravilhosos e toda sorte de instrumentos para edificar à nossa fé. E ainda assim reclamamos, reclamamos e reclamamos. Nossa murmuração supera nossas palavras de gratidão e louvor. Não conseguimos enxergar o quanto somos abençoados. Temos saúde, temos família, temos igreja, temos Deus em abundância em nossa vida, mas damos a impressão que somos indigentes em todos os sentidos da palavra.

Deus tem sido bom, muito bom conosco. Além do que merecemos. Vivemos em fartura. Não deixe que sua alma farta deixe de perceber a bondade de Deus em sua vida.


 A Alegria da Salvação

Por  Eguinaldo Hélio de Souza

Há, sem dúvida, inúmeras promessas de Deus para esta vida. Há promessas de livramento, de suprimento, de cura, de direção, de fortalecimento. Promessas aos nossos filhos, nosso trabalho, nosso ministério. Estão nas Escrituras e leva um tempo para que aprendamos a confiar nelas para então recebê-las e desfrutá-las. Somos continuamente lembrados a respeito delas e estamos sempre, de um jeito ou outro, reivindicando-as.

Não há nada errado nisso. O problema é quando deixamos que promessas de bênçãos passageiras, obscureçam as de bênçãos eternas. Quando elas nos fazem esquecer que nossa maior necessidade já foi suprida – nós fomos salvos através do nascimento, morte e ressurreição de Jesus. Nós somos salvos!

Isso significa que não vamos passar a eternidade em sofrimento longe de Deus. Pelo contrário. Nosso destino é a glória e lá vamos passar toda a eternidade, desfrutando de alegrias e bênção tão grandes, que perto delas as bênçãos terrenas nada são. Qualquer coisa que Deus faça por nós, não será maior do que a salvação que ele nos deu. Os nove leprosos acharam que o melhor que Jesus tinha era a cura. Só um percebeu que o perdão e a salvação em Cristo era algo muito, muito, muito maior.

Você é um salvo! O significado dessa palavra tem se perdido em meio a procura por tantas bênçãos. O valor da salvação tem sido considerado pequeno demais e isso é um engano. Não temos neste mundo, nada mais valiosos do que nossa salvação em Cristo. Mesmo que percamos todos os bens terrenos, todas as pessoas que amamos, todas as honras que recebemos, o que restará para nós, a nossa redenção, ainda será infinitamente mais preciosa do que tudo o mais.

Isso não significa que não podemos nos entristecer com perdas e danos. Somos humanos e esta vida tem dores muito grandes. Entretanto, podemos nos alegrar na esperança (Rm 12,12). Pois a salvação está agora em nossa vida e estará presente por toda a eternidade.

Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o SENHOR JEOVÁ é a minha força e o meu cântico e se tornou a minha salvação. E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação. (Is 12.2, 3)

Alegre-se! Você é um salvo. E isso é maior do que qualquer outra bênção de Deus.


 Nove Lições Sobre o Vaso e o Oleiro

Por: Eguinaldo Hélio de Souza

Jeremias 18.1-6

Introdução: O episódio de Jeremias na caso do oleiro nos fornece ricas lições sobre o agir do profeta, de Deus (O Oleiro) e os vasos

 I – Três lições do profeta

  • Às vezes não basta Deus falar. Ele precisa mostrar
  • Disposição – Deus fala com quem se dispõe
  • Olhos e ouvidos atentos. Se não estivermos atentos perdemos muito do que Deus quer nos ensinar

II – Três lições sobre o oleiro

  • Ele está sempre agindo / Ele agirá sempre
  • Ele faz como Ele quer
  • Ele faz o melhor

 III – Três lições sobre o vaso

  • Ele tem que estar na casa do oleiro
  • Ele tem que estar no centro da roda
  • Ele tem que estar nas mãos do oleiro (contato)

 O Mistério da Oração

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Eclesiastes 11.1

A oração será sempre um mistério. Só ora e se preocupa em orar mais quem realmente crê no verdadeiro Deus e em sua Palavra. Só orar quem já recebeu respostas concretas aos seus clamores, mesmo que aparentemente muitos clamores tenham ficado sem resposta. Só ora quem quer mais de Deus, mesmo que o processo de crescimento às vezes seja tão lento que pareça não estar acontecendo nada. Pois só quem perseverou em oração, semeando clamor e lágrimas diante do trono, sabe que não é em vão.

O homem natural jamais vai compreender uma pessoa de olhos fechados, falando com grande sentimento e anseio a um Deus invisível que parece em silêncio. Ele jamais vai perceber que não são meras palavras lançadas ao vento. Há um diálogo, uma comunicação verdadeira e eficaz entre o crente e o Senhor do Universo. Um diálogo que não apenas muda aquele que ora, mas cria uma conexão real entre este mundo e o espiritual, com resultados grandes e concretos, que têm influenciado a história desde que o homem aprendeu a invocar o nome do Senhor.

Ninguém saberá jamais, pelo menos não nesta vida, os poderosos efeitos da oração. Aquele que ora, viu inúmeras respostas e desfrutou de incontáveis bênçãos. Todavia, boa parte do seu clamor produziu efeitos que ele desconhece. Outras vezes, devido a demora, ele não percebeu que bênçãos presentes resultaram de súplicas de um passado distante e esquecido.

Não posso dizer que tudo que foi chamado de oração foi verdadeiramente oração. Muita coisa é dita da boca para fora. Muitas preces são apenas palavras decoradas ou pronunciamentos vazios para preencher uma atividade religiosa. No entanto, as verdadeiras orações subiram até o trono do soberano nas alturas. E só a eternidade poderá revelar o papel essencial que a oração teve na vida dos homens e nos rumos da história.

Jamais entenderemos tudo sobre a oração. E ainda assim, somos convidados a orar sem cessar, a pedir sem nunca esmorecer, a bater até que a porta se abra. Pois Deus continua procurando pessoas “para se pôr no muro e fechar a brecha”. Seja você canal Dele nesta terra e instrumento para seus propósitos através da oração