Se Você Ama a Jesus

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

“Simão, filho de João, você me ama?” João 20.16

O Jesus ressuscitado está diante de Pedro. O tempo é curto para dizer o que precisa ser dito. Suas palavras se revestem de uma urgência santa. Sua obra foi consumada e agora a maior necessidade era de que sua mensagem pudesse chegar a cada canto da terra, a cada povo, a cada pessoa.

Para isso Ele precisa de quem continuem seu trabalho. Então, o Senhor olha para Pedro e pergunta: “Pedro, tu me amas”?

Jesus não está preocupado em primeiro lugar com a formação de Pedro. Ele sabe que tinha diante de si um homem que foi classificado como “comum e sem instrução” (Atos 4.13). O que Ele precisava saber era se Pedro o amava, pois quem ama é capaz de realizar muito mais do que quem simplesmente sabe. O quanto amamos Jesus é mais importante do aquilo que sabemos sobre qualquer assunto. O amor a Ele sempre nos levará a aprender mais DELE.

“Pedro, tu me amas?”. Jesus também não estava preocupado com os defeitos de Pedro. Ele sabia que tinha diante de si um homem impulsivo, instável, muitas vezes inconsequente. Isso não importava. Se aquele homem o amasse, superaria a si mesmo para serví-Lo e faria Sua vontade. Não é perfeição que Ele busca em nós, pois Ele sabe muito bem que isso nós não temos. Ele busca em nós um coração que o ame de verdade. Porque então, se o amarmos, superaremos a nós mesmos por causa do nosso amor por ELE.

Havia poucos dias que Pedro disse que não O conhecia. Isso também não importava. “Pedro, tu me amas?”. Se Pedro o amasse, até mesmo seus erros futuros não o impediriam de se aproximar do Senhor e restabelecer sua comunhão com Ele. Quem o ama, jamais será vencido por suas falhas, mas se levantará delas em direção à Sua graça e ao Seu amor.

Jesus só quer saber se você o ama. Ele não está preocupado se você tem recursos, se você tem defeitos, se você errou. Não são seus conhecimentos e diplomas que determinarão seus frutos. Se você O ama, tudo será vencido neste amor, e, sua vida, como a de Pedro, será para a glória DELE. Isso é o que importa.


 Não Há Nada Maior do Que Jesus em Nossas Vidas

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro, tudo é vosso, e vós, de Cristo, e Cristo, de Deus. 1 Coríntios 3.21-23

Jesus não é somente maior do que todos os bens que possuímos. Já sabemos que Ele é muito mais importante do que nossa casa, nosso carro, nosso dinheiro, nosso negócio. Essas são coisas passageiras, temporárias, imediatas e fugazes que em breve não estarão mais em nossa posse. É óbvio que Ele está muito acima e muito além de tudo isso.

No entanto, tê-Lo em nossa vida é muito mais do que qualquer conquista nossa, mesmo as conquistas espirituais. Nosso ministério é importante e devemos valorizá-lo por amor a Jesus. Mas esse mesmo ministério não é de modo algum maior do que o próprio Jesus.

Dentro do Reino de Deus, no contexto da Igreja, alcançamos muitas vezes posição, prestígio, honra, respeito. Todas essas coisas têm o seu valor e de modo algum precisam ser desprezadas por si mesmas. Desprestígio, desonra e desrespeito nunca foram valorizados na Bíblia. O que vem como bênção e graça de Deus é sempre precioso.

No entanto, nada disso pode substituir o fato de Jesus estar em nós. Nenhum bem, honra ou prestígio pode tomar o lugar Dele. Tudo isso pode ser perdido por amor a Ele e então não estaríamos perdendo coisa alguma. As bênçãos jamais serão maiores que o Abençoador, nem as vitórias maiores que o Vencedor.

“Uma masmorra com Cristo é um trono, e um trono sem Cristo é um inferno”, disse Lutero.

Sem Ele toda honra torna-se desonra e por Ele todo desprezo é honra. Sem Ele todos os ganhos se tornam perda e toda perda, se for por Ele, é uma conquista. É melhor ser aceito do que ser desprezado, mas ser desprezado por causa Dele significa aceitação eterna superior a toda aceitação humana.

É fácil perder a Pessoa quando nos deixamos envolver por vitórias relativas que logo passam. Nenhum triunfo é maior do a Presença Eterna do Filho em nós. Possuir o Possuidor de todas as coisas é insuperável. Ser possuído por Ele é inexplicável.


 As Desculpas Não Nos Salvarão

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

“O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. Mateus 25.24-27

Muitas vezes pensamos que as desculpas que criamos para não fazer o que deveríamos ter feito são suficientes para justificar nossa desobediência diante de Deus. Acreditamos que Deus é obrigado a aceitar nossas justificações, mesmo que elas não tenham qualquer fundamento. Não é assim.

Quantas pessoas que conhecem muito bem as verdades fundamentais da fé cristã apresentam uma série de motivos pelos quais não estão servindo a Deus e praticando aquilo que sabem que devem praticar. Elas têm na ponta da língua uma “razão” para sua recusa em se submeter a Deus. Apontam inúmeras pessoas e acontecimentos que explicariam o porquê de sua rebeldia. Usam um caminhão de pretextos para justificar-se diante de Deus e dos homens. Isto, todavia, não funciona agora e não funcionará no julgamento daquele grande dia.

Deus nos chama para a obediência a Ele. Sua vontade é soberana, seu querer determinante. Ele é o Senhor absoluto de tudo e de todos, aceitem ou não, reconheçam ou não. Sua compreensão, seu amor e sua misericórdia não anulam o fato de que se Ele nos ordenou algo nos compete apenas obedecer.

Podemos até tentar e não conseguir. Podemos falhar em nosso trabalho para Ele e não atingir a meta estabelecida. Nossas limitações não lhe são desconhecidas. Errar o alvo não é a mesma coisa de se recusar a atirar a flecha. Ele pode perdoar nossas falhas na caminhada, mas não pode aceitar nossa recusa em caminhar. Nenhuma desculpa tornará nossa desobediência aceitável.

Pessoas com muito mais dificuldades e obstáculos que nós têm superado tudo para cumprir a vontade de Deus para suas vidas. Elas têm pago um alto preço para obedecer porque sabem que Aquele que ordenou é digno de nossos maiores esforços.

É hora de deixar nossas desculpas de lado, levantar e andar, e fazer a vontade Daquele que é digno de nossa total obediência.


 Planejando na Crise

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Sempre existem aquelas frases e expressões que nos marcaram e as carregaremos no coração por toda a vida. Elas nos trazem uma nova perspectiva e tornam-se lembradas em certos momentos, orientando nossas ações e conseqüentemente determinando nosso amanhã.

“Na crise, planeje, porque ela vai passar”

Na maioria das vezes somos como os apóstolos: achamos que cada tempestade é o fim. “Mestre, vamos morrer” disseram eles naquela ocasião (Lucas 8.24). Quando as nuvens estão escuras, geralmente perdemos a perspectiva e nos recusamos a levantar a cabeça para ver o amanhã. Deixamos que dores e angústias passageiras afoguem nossa esperança.

Não faça isso! Essa tempestade vai passar como as outras também passaram. Essa ferida vai sarar, vai cicatrizar. Por mais escura que seja a noite, o sol jamais deixou de brilhar pela manhã.

Não deixe para planejar somente depois que a chuva passar e a noite findar. Por mais difícil que seja esse momento no qual você está vivendo ele vai chegar ao fim. Esteja preparado para o amanhã! Não permita que as
lágrimas do agora o impeçam de enxergar as realizações do depois.

Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; (Lamentações 3.21-25)

Quando Judá foi invadido pelos exércitos babilônicos e Jeremias se encontrava no calabouço, Deus mandou que ele comprasse um terreno. Por quê? Porque aquele momento de crise chegaria ao fim e o profeta não deveria deixar de olhar à frente. O futuro chegaria e seria diferente.

Se você está no centro de uma crise, continue planejando. E quando ela acabar esteja pronto para agir.

Em Deus você terá um amanhã. E não somente um amanhã. Você terá um depois de amanhã. Aliás, terá muitos “depois de amanhã”. “Na crise, planeje”.


 Aproveite Sua Chance

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. (Efésios 5.15 – 17)

 

Não importa o que digam ou quantas páginas sejam escritas contrariando esta verdade – nós só temos uma vida. E é bem curta. Não somos rascunhos ou protótipos. Somos, cada um de nós, indivíduos únicos criados à imagem de Deus e para sua glória. Recebemos como dádiva, um tempo indeterminado, dentro do qual nos cabe cumprir a vontade Dele, correr a carreira proposta (Hebreus 12.1). Não haverá uma segunda chance de sermos quem devemos ser ou de fazermos o que devemos fazer. A hora é agora, o momento é este, nossa chance está aqui.

Por isso precisamos levar Deus a sério. Nosso compromisso com Ele tem que ser sólido e permanente. Não pode ser marcado por avanços e retrocessos, por idas e vindas com todo tipo de inconstâncias. Nenhuma aliança se firma assim. Nenhuma noiva ficaria feliz com esta situação. Nem Deus.

Da mesma forma, não sejamos inconstantes em Seu serviço. Não importa o tamanho de nosso ministério. Não importa sequer a visibilidade do nosso trabalho no Senhor. O que importa é concretizá-lo da melhor forma.

Não podemos caminhar com Deus somente sob circunstâncias favoráveis ou conforme a flutuação de nossos sentimentos. Assim como a base do casamento é mais o compromisso do que os sentimentos, o fundamento de nossa relação com Deus é a aliança que temos com Ele. Não as condições emocionais de nossa alma.

Precisamos caminhar nesta terra com um olhar na eternidade porque lá  se revelará nossa real atitude neste mundo. É para o amanhã que nossa vida flui, assim como correm os rios para o mar. Chegará aquele dia e nós precisamos ter certeza de que não desperdiçamos aqui as chances que recebemos. Precisamos ter certeza, que dentro de nossas limitações, vivemos e realizamos os propósitos do Senhor com a graça Dele.

O Senhor tem nos dado uma vida, um tempo e muitas oportunidades. E queremos usar isto para a glória Dele.

 


 Apesar de Nós

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes. No Egito, os nossos antepassados não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho. Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder. (Êxodo 13.17, 18)

 

Se há algo que aprendemos nesta vida é que Deus cumprirá seus propósitos em nossas vidas, não por nossa causa, mas apesar de nós. Mesmo que as Escrituras sempre apontem os valores e as virtudes dos grandes servos de Deus, elas não deixam de apresentar seus defeitos e seus fracassos. O povo de Israel, como um todo, é a maior prova disso. Nós mesmos, ao lermos sua teimosia e dureza de coração ficamos irados com eles, sem perceber que a história do povo de Israel e de seus grandes homens não é muito diferente da nossa. Em vários momentos de nossa vida nossas falhas se tornam evidentes. Contudo, o agir de Deus em nós e através de nós também se torna evidente.

A verdade é que esse fato nos humilha. Gostaríamos de ter mérito em nossas vitórias e, contudo, sabemos que se não fosse a misericórdia do Senhor nada de bom haveria em nossas vidas. Falhamos como pais, falhamos como cônjuges, falhamos com cristãos. E apesar disso vemos o Senhor responder nossas orações, temos sua bênção sobre nossa família, temos seu amor manifestado. Não merecemos, mas temos. Porque o Senhor é bom.

Por outro lado, isso nos dá esperança. Não depende de nós. Quando nos sondamos, ficamos frustrados com tantas limitações, tantas falhas passadas e presentes, tantas expectativas não realizadas. Então nos lembramos que apesar disso Ele nos trouxe até aqui e demonstrou sua graça. Não éramos melhores do que agora e mesmo assim ele nos amou. E nos deu o que não merecíamos. Então eu sei que Ele fará muito mais, apesar de mim.

Se por um lado me sinto humilhado ao perceber que só sua graça me sustenta e não algo em mim, por outro lado me regozijo porque sua graça me basta e Ele me fará triunfar, apesar de mim.

 


 Algo Que Não Podemos Perder

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Todo cristão deve crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo (2 Pd 3.18). É nosso dever desenvolver nossos dons e talentos, cumprir plenamente nosso ministério, amadurecer como pessoas e como servos de Deus. Jamais devemos ficar estagnados no tempo.

Ler, estudar, ampliar nossa visão, adquirir sempre conhecimentos novos e necessários para nosso trabalho no Senhor e mesmo para nossa vida. Não há nada de errado em aumentar nosso entendimento em todas as coisas, adquirir saber teológico, e se a vontade de Deus assim o quer, ensinar. Crescer faz parte do chamado de Deus para nossa vida.

Todavia, há algo que jamais devemos perder – nossa simplicidade em Cristo. Diante de Deus seremos sempre aprendizes, sempre discípulos ávidos por aprender mais, por avançar mais, não importa o quanto já tenhamos caminhado. Independente da grandeza que alguém ache em nós, somos sempre pequenos diante Dele.

O ensinador, o mestre, o teólogo. Aquele que já leu a Bíblia dezenas de vezes e tem decorado inúmeras passagens das Escrituras, jamais pode esquecer que nossa comunhão é com o Pai e com o Filho e não pode ser medido por conquistas intelectuais. Esta fundada em nosso amor e submissão a Eles.

Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência, de que, com simplicidade e sinceridade de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo…, escreveu o apóstolo Paulo (2 Co 1.12). Ele, que havia recebido excelentes revelações da parte de Deus, vivia neste mundo com simplicidade e sinceridade de Deus.

Também por isso ele advertiu aos irmãos em Corinto: Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da  simplicidade que há em Cristo. (2 Co 11.3). Uma devoção simples e pura a Cristo. Eis o que jamais devemos perder.

A loucura de Deus é infinitamente maior do que toda a nossa sabedoria. A fraqueza de Deus é imensamente maior do que nossa força. O mínimo de Deus vai muito além do nosso máximo. Nosso orgulho é tolice. Qualquer coisa que gere em nós um sentimento de independência em relação a Ele deve ser rejeitada. Nada é o barro sem o Oleiro, nada é o ramo sem a árvore.

Aos pés Dele um apóstolo Paulo não é maior do que a irmã de Lázaro, mestre e discípulo se confundem. Somos simplesmente crianças clamando “Abba, pai”.


 Muito Além do Púlpito

Por Eguinaldo Hélio de Souza

Você não precisa de um púlpito para ser usado por Deus. Nem de um microfone, nem de um instrumento musical, nem de nenhuma posição de destaque. Você não precisa de títulos, cargos ou posições. Você só precisa ser quem você é – um membro do Corpo de Cristo em quem habita o Espírito Santo de Deus. O Senhor quer usar sua vida e Ele pode fazer isso agora, com aquilo que você tem e é.

Aliás, Deus quer agir através de sua vida e isso não está limitado ao recinto que chamamos de igreja, pois a igreja não é o edifício no qual nos reunimos para adorar a Deus – a Igreja é  você. Onde você estiver, aí está a Igreja de Cristo.

Nossa mente estreita limita as possibilidades divinas quando acredita que Deus vai usar pessoas que estão com um microfone na mão, em um recinto fechado, em um determinado momento. Acreditamos que somente aqueles que sabem falar em público, ou cantar, ou ensinar, serão os instrumentos de Deus.

Isso é um grande engano. A Igreja não é aquela que se reúne em um dia determinado da semana em um lugar específico. A Igreja é o Corpo Vivo de Cristo, do qual você é um membro. Você não vai à Igreja, você é a Igreja onde quer que esteja. E, portanto, você pode ser usado por Deus qualquer lugar: em sua casa, no trabalho, na escola, na faculdade. Pode se tornar um instrumento do Senhor trabalhando, estudando, fazendo compras, conversando com pessoas no supermercado.

Deus pode usar sua oração, suas palavras, seus gestos, seu amor para alcançar perdidos, exortar desanimados, restaurar caídos. O seu coração é do Senhor em qualquer lugar e o tempo todo. O Espírito de Deus pode direcionar suas palavras e ações nas mais diferentes circunstâncias. Não existem limites.

Disponha o seu coração. O Senhor quer falar e agir através de você em lugares e situações que você nem imagina. Até mesmo nas redes sociais onde muitos têm perdido tempo com coisas inúteis, Deus é poderoso para transformar esses momentos de contatos com pessoas em ocasiões para agir.

Deus quer usar TODA SUA IGREJA, EM TODO LUGAR E EM TODO O TEMPO. Deus quer usar você. Diga eis-me aqui Senhor, usa minha vida.


 Ajustando-se ao Plano

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o SENHOR, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês’, declara o SENHOR (Jeremias 11.29, 30)

 

            Não podemos imaginar que Deus tenha um plano para as nossas vidas que não seja bom, agradável e perfeito, pois seu plano para nós reflete exatamente quem Ele é. Só não podemos esquecer que este plano perfeito é traçado em um mundo repleto de imperfeições para que seres humanos decaídos andem nele. Precisamos, portanto, caminhar neste plano provisório e passageiro para chegarmos ao Seu plano eterno.

Temos de desejar com todas as nossas forças estar em Deus e no Seu plano. É muito fácil enquanto andamos, nos desviarmos dos trilhos. É muito fácil viver em Deus sem estar no centro de sua vontade. O tempo passa e as batalhas desta vida nos fazem perder o foco. Precisamos voltar para os trilhos.

Novos tempos estão à nossa frente. Nem sempre usamos bem o tempo que passou. Momentos preciosos se perderam, os quais poderíamos ter usado para ajustar nossos corações aos caminhos traçados. No entanto, nossa mente se viu envolvida com inúmeras distrações. Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: “Vejam aonde os seus caminhos os levaram. (Ageu 1.5).

            É tempo de olhar nossos caminhos e harmonizar nossos passos com os propósitos dos céus. Não podemos mudar o passado, não podemos apagar os caminhos tortuosos. Todavia, podemos esperar no Senhor e renovar nossas forças. Podemos mais uma vez levantar as mãos fracas e os joelhos trementes. Podemos deixar as coisas que para trás ficam e avançar para as que estão diante de nós.

Deus tem um plano bom e seu desejo é que você esteja nele. Ainda é tempo de buscar ao Senhor. Cada novo ano é uma oportunidade para você avançar na direção dos planos perfeitos de Deus. Levanta e anda.